A Nokia anunciou uma câmara desenhada para ser utilizada em condições industriais severas. A câmara é fruto de uma investigação a longo prazo de tecnologia multimédia, introduzindo algumas das mais recentes inovações da empresa finlandesa. E está protegida com software e hardware para elevar a sua ciebersegurança.

A câmara é à prova de água, com certificação IP67, assim como resistente a choques. Pode registar vídeo em streaming com resolução de 8K, com baixa latência e capacidade de gravar a 360º e com som espacial. O streaming pode ser realizado através de 5G, Wi-Fi ou por cabo Ethernet, naquela que a Nokia diz ser uma solução versátil para os diversos cenários, minimizando a necessidade do uso eventos de entretenimento.

Veja na galeria imagens da Nokia 5G 360 Camera:

A fabricante apresenta uma versão da Nokia 360 Camera com Wi-Fi como uma solução mais eficiente nos custos, com toda a capacidade de resolução 8K. E a versão Nokia 5G 360 com uma variante de extrema temperatura, para ser utilizada neste tipo de ambientes.

Os modelos podem transmitir vídeo e áudio para redes sem fios privadas ou públicas, controladas em tempo real via controlo remoto, melhorando a eficiência das operações e redução do risco de acidentes. Pode ser utilizada como uma solução end-to-end onde os clientes procuram utilizações remotas em tempo real em monitorização, inspeção e operações de equipamento industrial. Isso é possível com a sua solução de software Nokia Real-time eXtended Reality Multimedia (RXRM).

Veja o vídeo:

Esta plataforma também disponibiliza aos clientes APIs que podem ser utilizadas em sistemas de IA que beneficiem de vídeo a 360º e áudio 3D. Podem assim implementar sistemas de analítica, realidade estendida e outras inovações de vídeo imersivo.

Um dos primeiros clientes a usar a tecnologia foi uma empresa finlandesa no fundo da mina Pyhäsalmi, com 1.445 metros de profundidade, que foi transformada num ambiente multidisciplinado de investigação e desenvolvimento, operações remotas, treino e teste de tecnologias para a industria mineira.