Passaram-se 40 anos desde o lançamento da Atari 2600, uma das consolas que catapultou a indústria dos videojogos. Para comemorar a data, a fabricante criou uma campanha de angariação de fundos no Indiegogo com vista ao lançamento de uma réplica da consola, moldada para a atualidade, e mais de 100 mil fãs responderam afirmativamente. Trata-se da Atari VCS, abreviação do modelo clássico Video Computer System, e poderá ser pré-encomendada a partir do dia 30 de maio no site de crowdfunding, sendo as primeiras encomendas expedidas a partir da Primavera de 2019. Todos os que subscreverem a newsletter até ao dia 24 de maio ficarão legíveis a novos incentivos de compra, ainda por anunciar.

A nova consola será lançada em duas variações. A primeira será uma versão de colecionador limitada, com acabamento frontal em madeira, recordando o modelo clássico lançado em 1977. A outra é a versão definitiva em preto ónix, com variações que podem alternar entra a inclusão do joystick clássico e um comando moderno. Não se sabe ainda o valor definitivo da consola, mas durante o arranque da campanha de angariação de fundos, os primeiros a investir no dispositivo poderiam pagar 199 dólares, por um tempo limitado.

A nova Atari é uma peça moderna de decoração que recupera o encanto retro dos anos 80
A nova Atari é uma peça moderna de decoração que recupera o encanto retro dos anos 80
Ver artigo

Para construir a nova consola, a Atari fez uma parceria com a AMD, que irá fornecer um processador personalizado, assim como tecnologia gráfica da Radeon, capaz de suportar resoluções até 4K, sistemas HDR e conteúdos debitados a 60FPS. A consola vai suportar ligações por Bluetooth 5.0, USB 3.0 e dualband Wi-Fi. Tanto o novo Joystick inspirado no clássico, como o novo comando exclusivo foram desenhados pelo fabricante Power A, que podem ser adquiridos à parte.

Atari 2600

Apesar da inspiração retro, a nova consola pretende oferecer os seus clássicos, mas também estará focada numa experiência multimédia atual, permitindo jogar títulos mais recentes e conteúdos em streaming. A consola inclui a Atari Vault, uma coletânea com uma centena de jogos clássicos da empresa americana, que incluem Asteroids, Centipede, Missile Command, Yar’s Revenge, Breakout, entre outros ainda por anunciar.