Passaram-se 40 anos desde o lançamento da Atari 2600, uma das consolas que catapultou a indústria dos videojogos. Para comemorar a data, a fabricante criou uma campanha de angariação de fundos no Indiegogo com vista ao lançamento de uma réplica da consola, moldada para a atualidade, e mais de 100 mil fãs responderam afirmativamente. Trata-se da Atari VCS, abreviação do modelo clássico Video Computer System, e poderá ser pré-encomendada a partir do dia 30 de maio no site de crowdfunding, sendo as primeiras encomendas expedidas a partir da Primavera de 2019. Todos os que subscreverem a newsletter até ao dia 24 de maio ficarão legíveis a novos incentivos de compra, ainda por anunciar.

A nova consola será lançada em duas variações. A primeira será uma versão de colecionador limitada, com acabamento frontal em madeira, recordando o modelo clássico lançado em 1977. A outra é a versão definitiva em preto ónix, com variações que podem alternar entra a inclusão do joystick clássico e um comando moderno. Não se sabe ainda o valor definitivo da consola, mas durante o arranque da campanha de angariação de fundos, os primeiros a investir no dispositivo poderiam pagar 199 dólares, por um tempo limitado.

A nova Atari é uma peça moderna de decoração que recupera o encanto retro dos anos 80
A nova Atari é uma peça moderna de decoração que recupera o encanto retro dos anos 80
Ver artigo

Para construir a nova consola, a Atari fez uma parceria com a AMD, que irá fornecer um processador personalizado, assim como tecnologia gráfica da Radeon, capaz de suportar resoluções até 4K, sistemas HDR e conteúdos debitados a 60FPS. A consola vai suportar ligações por Bluetooth 5.0, USB 3.0 e dualband Wi-Fi. Tanto o novo Joystick inspirado no clássico, como o novo comando exclusivo foram desenhados pelo fabricante Power A, que podem ser adquiridos à parte.

Atari 2600

Apesar da inspiração retro, a nova consola pretende oferecer os seus clássicos, mas também estará focada numa experiência multimédia atual, permitindo jogar títulos mais recentes e conteúdos em streaming. A consola inclui a Atari Vault, uma coletânea com uma centena de jogos clássicos da empresa americana, que incluem Asteroids, Centipede, Missile Command, Yar’s Revenge, Breakout, entre outros ainda por anunciar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.