Um número recorde de equipas participará no Campeonato Nacional de Futebol Robótico, naquele que será um dos grandes atractivos da edição deste ano do Festival Robótica 2003 que se realizará entre os dias 8 e 11 de Maio na FIL, em Lisboa.

Ao todo serão 91 equipas a participar na 3ª edição do Festival Nacional de Robótica (organizado pelo Instituto Superior Técnico, com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro), triplicando o número de inscrições do certame anterior. Esta será também uma antevisão daquilo que poderá ser a participação portuguesa no Campeonato Mundial da especialidade que se vai realizar no mês de Julho em Pádua, Itália, (e que em 2004 se realizará em Lisboa).

Das equipas inscritas, metade (45) pertencem às classes RoboCupJúnior nas modalidades de futebol e dança, sendo as restantes formações integradas na Liga de Futebol de Robots Médios (4 equipas), Classe UIP (17 equipas de universidades e Institutos Politécnicos) e 31 equipas de Escolas Secundárias e Profissionais.

Paralelamente ao Festival, decorre um Encontro Científico dedicado às Metodologias Robóticas, onde o destaque irá para a Robótica Móvel, que contará com as presenças de Manuela Veloso, professora da Universidade de Carnegie Mellon e vice-presidente da Federação Mundial de RoboCup e Hélder Coelho, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Além das conferências destes dois docentes, serão apresentados artigos científicos da autoria de novos investigadores portugueses na área de robótica.

A promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens e a divulgação dos avanços científicos junto da opinião pública são os grandes objectivos deste Festival Robótica 2003.

Notícias Relacionadas:

2003-02-21 - Terceiro festival de robótica aposta no futebol

2002-06-25 - Portugal organiza mundial de futebol robótico em 2004

2002-04-04 - Universidade de Aveiro promove Festival Nacional de Robótica