A Canon apresentou ontem uma nova gama de câmaras fotográficas digitais que podem ser ligadas directamente às suas impressoras de uso doméstico para impressão de fotografias. A ligação é efectuada por um simples cabo entre a câmara e a impressora, sem necessidade de utilização de um computador pessoal.



Na acção de demonstração que ocorreu durante a apresentação dos novos produtos foram utilizadas as câmaras PowerShot S40 (4 megapixels) e S30 (3,2 megapixels), ligadas a uma impressora para uso doméstico equipada com a tecnologia Bubble Jet desenvolvida pela Canon. Estas novas câmaras da linha PowerShot estarão à venda no mercado europeu, japonês e norte americano ainda antes do final do ano.



De acordo com a agência Reuters, a empresa japonesa, vai lançar também um serviço online que permite aos utilizadores criar álbuns fotográficos na Web, requerer a impressão de alta qualidade de fotos digitais seleccionadas e ainda fazer o download de efeitos sonoros para substituir o som de disparo quando uma fotografia é tirada.



O fabricante japonês de equipamento de escritório e de máquinas fotográficas espera conseguir um aumento das vendas de consumíveis (como por exemplo tinteiros) ao permitir uma ligação mais simples entre as máquinas fotográficas digitais e as impressoras a jacto de tinta.



A Canon não é a única empresa que pretende tirar partido das sinergias criadas com o uso de máquinas fotográficas digitais e impressoras para aumentar a sua presença no mercado. Outra empresa japonesa, a Nikon tem equipamentos que permitem transportar automaticamente imagens das suas câmaras para os PCs, quando a Sony também já lançou impressoras para fotos digitais.



Segundo estudos mencionados pela Canon, a procura mundial de câmaras fotográficas digitais deverá aumentar 45 por cento este ano atingindo as 15 milhões de unidades vendidas, num mercado que é dominado em 90 por cento pelos produtores japoneses.




Notícias Relacionadas:

2001-09-28 - Lexmark mostra novas impressoras laser

2001-09-26 - Casio apresenta máquina fotográfica digital topo de gama

2001-03-19 - Fotografia digital duplica em 2001

2000-09-11 - Novas impressoras HP dão ênfase à qualidade fotográfica

2000-05-21 - Canon introduz sensor CMOS na fotografia