A Canon está a preparar a chegada ao mercado de novas máquinas fotográficas digitais, nomeadamente uma câmara SLR com sensor CMOS de 16,7 megapixeis, para profissionais, e três novos modelos para o área de consumo, da gama IXUS.



Com chegada ao mercado japonês prevista para finais de Novembro, a máquina profissional EOS-1Ds Mark II integra, tal como a sua antecessora EOS-1D Mark II - lançada em Abril deste ano -, um sensor CMOS de 36 x 24 mm, o motor de processamento de imagem DIGIC II e o ecrã LCD de duas polegadas com um zoom de playback até 10x.



Sem alterar o ângulo de visão, a câmara pode usar as lentes EF da Canon, incluindo a série IS com estabilizador de imagem. No modo continuo pode registar um máximo de 32 imagens, disparando a aproximadamente quatro frames por segundo.



O preço da nova EOS-1Ds Mark II ainda não foi oficialmente divulgado, mas a imprensa especializada aponta para que o mesmo ronde os oito mil dólares.



Entretanto, a fabricante deu igualmente a conhecer os três novos modelos que brevemente vão passar a integrar a gama IXUS, destinada ao mercado de consumo. O primeiro, a Canon Digital IXUS i5, apresenta um sensor CCD de cinco megapixeis assim como outras funções que a distinguem do modelo anterior, como o Artificial Intelligence Auto Focus (AiAF) de nove pontos, que pode detectar automaticamente um objecto de nove pontos em redor do centro da frame e ajustar o focus.



Já as IXUS 40 e 30 são as primeiras câmaras digitais compactas a integrar o motor DIGIC II, igualmente usado na EOS-1Ds Mark II. Os modelos apresentam sensores de imagem CCD de, respectivamente, quatro e 3,2 megapixeis de resolução efectiva.



Face aos modelos anteriores, as capacidades de zoom óptico foram melhoradas e os monitores LCD alargados de 1,5 para duas polegadas. O volume e peso do modelo 40 baixaram em cerca de 83 por cento e 35 gramas, respectivamente. Já a IXUS 30 está, aproximadamente, 85 por cento da sua antecessora, com menos 50 gramas.



Tal como acontece para a topo de gama EOS-1Ds Mark II, os preços dos três novos elementos da gama IXUS ainda não foram dados a conhecer pela sua fabricante, embora o mercado aponte para que os mesmos se situem entre os 300 dólares, para a IXUS 30 e os 400 da IXUS 40. O preço do modelo i5 deverá situar-se em redor dos 350 dólares.



Notícias Relacionadas:

2004-09-23 - Microsoft prepara apresentação de novos protocolos para fotografia digital

2003-12-19 - Canon pretende garantir um quarto do mercado de câmaras digitais