
A Canonical apresentou os primeiros resultados de um projecto que está a criar ambiente de execução operacional Android para equipamentos que corram sistemas operativos Ubuntu.
O objectivo é permitir que os utilizadores da versão open source possam tirar partida nessa plataforma, e no futuro provavelmente também noutras versões Linux, das aplicações desenvolvidas para a plataforma móvel da Google.
Para o conseguir têm de endereçar as especificidades que nortearam o desenvolvimento das aplicações para Android, no que se refere ao tamanho do ecrã, requisitos energéticos e de hardware.
Ao The Register os responsáveis da Canonical explicaram que o processo é feito recorrendo a patches que enganam a aplicação e simulam o ambiente do telemóvel.
A equipa de desenvolvimento, que mostrou os primeiros resultados do projecto na Ubuntu Developer Summit em Barcelona, relatou também algumas das dificuldades que tem encontrado no desenvolvimento do projecto. Um exemplo tem a ver com o facto do Android - embora se baseie no kernel Linux - correr num ambiente de execução costumizado pela Google.
De sublinhar que no mercado já circulavam alguns rumores relativamente à possibilidade do Android saltar para telemóvel. Nenhum desses rumores atribuía à Google esse esforço, pelo menos para já, nem é conhecida a posição da empresa sobre o tema.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários