Uma cápsula da Crew Dragon da SpaceX sofreu um acidente enquanto realizava um teste na estação de força aérea do Cabo Canaveral. Os primeiros indicadores de que algo poderia ter corrido mal aconteceram quando se começou a vislumbrar fumo numa praia em Cocoa Beach, a alguns quilómetros de distância da base de testes da SpaceX.

Jim Williams, porta-voz da estação, confirmou ao Florida Today que “no dia 20 de abril ocorreu uma anomalia durante o teste do Dragon 2”, mas assegurou que a mesma “foi controlada e não se registou qualquer ferido”.

A empresa de Elon Musk já reagiu oficialmente. Em comunicado, a SpaceX refere que foi levada a cabo “uma série de testes ao motor de um veículo da Crew Dragon na zona de aterragem do Cabo Canaveral”, acrescentando que “os primeiros testes foram bem-sucedidos, mas o último registou uma anomalia”.

Para a SpaceX, “garantir que os sistemas cumprem rigorosamente os padrões de segurança e detetar anomalias como a que aconteceu são as razões pelas quais fazemos estes testes”. A empresa californiana assegura ainda que está a investigar o incidente, juntamente com os seus parceiros da NASA.

A mesma posição foi reiterada por Jim Bridenstine, Administrador da agência espacial americana, que através de uma publicação no twitter garante que a NASA vai compreender o que falhou e fazer as correções necessárias para seguir em frente com o seu programa Commercial Crew.

Ainda relacionado com a SpaceX, pode assistir em direto ao lançamento do Falcon Heavy Rocket através desta transmissão no YouTube. O objetivo é colocar no espaço o satélite de comunicações Arabsat 6A da Arábia Saudita.