O primeiro carro eléctrico de competição nascido nos laboratórios da Faculdade de Engenharia do Porto é este fim-de-semana apresentado ao público, durante as corridas do circuito da Boavista.

O protótipo é parecido com os outros veículos que participam no Challenge "Desafio Único" 2011 - que reunirá mais de 110 pilotos em duas categorias (FEUP 1 e FEUP 2) - mas apresenta importantes diferenças ao nível do sistema de motorização e cumpre um objectivo distinto destes: lançar uma nova modalidade de carros de competição até 2013.

Desenvolvido pela equipa do Laboratório de Electrónica Automóvel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este primeiro protótipo "usa o corpo de um Fiat Uno 45S, sendo em tudo semelhante aos carros da competição, com excepção da motorização".

[caption]veículo eléctrico da FEUP. Imagem cedida pela universidade.[/caption]

Esta "assume contornos inovadores: um motor de elevado desempenho, associado a um conversor electrónico e controlador vectorial de fluxo topo de gama que permitem a optimização dos consumos, vital neste tipo de veículos, com alimentação por baterias", explicam os responsáveis num comunicado de imprensa.

[caption]veículo eléctrico da FEUP. Imagem cedida pela universidade.[/caption]

A apresentação está marcada para as 15h de sábado, o segundo dia de corridas da 3ª prova do Challenge "Desafio Único", que começa com os treinos de livres e cronometrados de sexta-feira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.