
O primeiro carro eléctrico de competição nascido nos laboratórios da Faculdade de Engenharia do Porto é este fim-de-semana apresentado ao público, durante as corridas do circuito da Boavista.
O protótipo é parecido com os outros veículos que participam no Challenge "Desafio Único" 2011 - que reunirá mais de 110 pilotos em duas categorias (FEUP 1 e FEUP 2) - mas apresenta importantes diferenças ao nível do sistema de motorização e cumpre um objectivo distinto destes: lançar uma nova modalidade de carros de competição até 2013.
Desenvolvido pela equipa do Laboratório de Electrónica Automóvel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este primeiro protótipo "usa o corpo de um Fiat Uno 45S, sendo em tudo semelhante aos carros da competição, com excepção da motorização".
[caption][/caption]
Esta "assume contornos inovadores: um motor de elevado desempenho, associado a um conversor electrónico e controlador vectorial de fluxo topo de gama que permitem a optimização dos consumos, vital neste tipo de veículos, com alimentação por baterias", explicam os responsáveis num comunicado de imprensa.
[caption][/caption]
A apresentação está marcada para as 15h de sábado, o segundo dia de corridas da 3ª prova do Challenge "Desafio Único", que começa com os treinos de livres e cronometrados de sexta-feira.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
InstaCharts: uma ferramenta online para criar visualizações de dados instantâneas -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários