
O primeiro carro eléctrico de competição nascido nos laboratórios da Faculdade de Engenharia do Porto é este fim-de-semana apresentado ao público, durante as corridas do circuito da Boavista.
O protótipo é parecido com os outros veículos que participam no Challenge "Desafio Único" 2011 - que reunirá mais de 110 pilotos em duas categorias (FEUP 1 e FEUP 2) - mas apresenta importantes diferenças ao nível do sistema de motorização e cumpre um objectivo distinto destes: lançar uma nova modalidade de carros de competição até 2013.
Desenvolvido pela equipa do Laboratório de Electrónica Automóvel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este primeiro protótipo "usa o corpo de um Fiat Uno 45S, sendo em tudo semelhante aos carros da competição, com excepção da motorização".
[caption][/caption]
Esta "assume contornos inovadores: um motor de elevado desempenho, associado a um conversor electrónico e controlador vectorial de fluxo topo de gama que permitem a optimização dos consumos, vital neste tipo de veículos, com alimentação por baterias", explicam os responsáveis num comunicado de imprensa.
[caption][/caption]
A apresentação está marcada para as 15h de sábado, o segundo dia de corridas da 3ª prova do Challenge "Desafio Único", que começa com os treinos de livres e cronometrados de sexta-feira.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários