
A indústria automóvel e umas quantas empresas de tecnologia definiram a condução autónoma como pilar de investimento na área da inovação para os próximos anos.
Até 2020 várias marcas prometem lançar versões comerciais de carros totalmente conduzidos por sistemas informáticos, em que o tradicional condutor passa a ser apenas mais um passageiro.
Os técnicos estão à procura das respostas necessárias para fazer da condução autónoma algo seguro e fiável. Mas há uma pergunta que não se tem feito e que David Mindell, professor de história da engenharia no MIT - Massachusetts Institute of Technology, considera a mais importante. Precisamos de transferir completamente para as máquinas a tarefa da condução para vivermos melhor?
Na sua opinião a resposta é não. Não há evidências de que esse passo vá melhorar a qualidade de vida a qualquer humano. Para o especialista esta ambição da condução autónoma – em que as pessoas aceitam entregar todas as decisões tomadas ao volante à empresa que controla o sistema informático - está até um pouco fora de moda. A fazer lembrar as ideias “futuristas” do século XX.
“Temos de repensar a nossa noção de progresso, não no sentido de um progresso no sentido da autonomia total, mas focado na confiança, na fiabilidade e numa autonomia segura e completamente interativa”, defende numa entrevista à publicação oficial do Instituto, citada pela Cnet.
“O carro deve fazer só o que eu quero e quando quero”, continua o professor, admitindo que os automatismos ajudam a libertar-nos de tarefas rotineiras, mas sublinhando que a autonomia total está para além dos limites da razoabilidade. E cita vários exemplos de áreas onde a tecnologia já evoluiu muito, mas nunca tomou por completo o lugar do homem.
A aviação comercial é uma desses exemplos. Recorre a sistemas eletrónicos complexos, mas que continuam a ser imperfeitos e a precisar dos pilotos para fazerem constantes ajustes e correções.
Também refere a exploração espacial ou do fundo do mar, para voltar a sublinhar que há sempre mão humana no ajuste dos sistemas informáticos que lideram essas tarefas.
David Mindell é autor do livro Our Robots, Ourselves: Robotics And The Myth Of Autonomy, lançado esta semana.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários