A certificação das competências em informática da ECDL - European Computer Driving Licence foi actualizada com um novo sistema de exames que permite maior interactividade entre o utilizador e a aplicação. O software foi desenvolvido por uma equipa de mais de 40 engenheiros de TI e contou com a colaboração da ECDL Grécia e Portugal.

Conhecido como "Carta de condução informática" o sistema de certificação já abrange 15.000 portugueses, sendo disponibilizado em cerca de 260 centros de formação por todo o País. A ECDL traça porém metas mais ambiciosas para 2008, ano em que quer atingir as 25 mil pessoas certificadas e 400 centros de avaliação autorizados, adiantou em conferência de imprensa Paula Colaço Gomes, directora executiva da ECDL Portugal. A nível mundial a ECDL já emitiu mais de 7 milhões de certificados de competências informáticas, estando presente em 150 países.

O novo sistema de certificação tem o nome de inATES e funciona em "colaboração" com a aplicação de software. Durante o processo de exames, o inATES activa a aplicação de exames no PC do candidato e apresenta a questão ou a tarefa que irá pedir para ser resolvida.

O sistema calcula automaticamente a performance do candidato e contabiliza o tempo gasto para responder às questões. Segundo informação da empresa é compatível com várias versões de Windows XP e do Microsoft Office em Português e Inglês, devendo estar também disponível brevemente o Office 2007 e Windows Vista.

Notícias Relacionadas:

2008-01-14 - Ministério da Educação adopta carta de condução informática