Lançado originalmente no dia 13 de setembro de 1985, Super Mario Bros. ficará para sempre na história da indústria dos videojogos, por ter sido o responsável pela recuperação do crash de 1983 nos Estados Unidos. O jogo foi uma sequela de Mario Bros. e introduziu a famosa personagem no formato de jogo de plataformas 2D, de scroll lateral como conhecemos atualmente.

Um desses cartuchos da NES, ainda selado de fábrica, acaba de ser vendido por 100,105 dólares, marcando um recorde mundial para o preço de um videojogo. Mas o que o tornou realmente valioso? Segundo é descrito, “para além do significado histórico e artístico do videojogo, é o seu supremo estado de preservação”.

Mas o que o tornou mesmo valioso foi um simples autocolante, colocado no topo da caixa, que prova ter sido a primeira edição a ser colocada à venda nos Estados Unidos, juntamente com os 17 títulos lançados na NES no território. E este indica também o lançamento em mercados de teste, como Nova Iorque e Los Angeles, entre outubro de 1985 e março de 1986. Lembrando que esta foi a entrada da Nintendo num mercado que estava condenado, devido ao crash.

tek Super mario

A consola tinha como bundle o Duck Hunt e o Gyromite, que se juntaram a um alinhamento composto por Wild Gunman, Baseball e Hogan’s Alley.

Esta versão só poderia ter sido comprada neste período, e nestes mercados específicos, pois o grande sucesso do jogo levaria a Nintendo a fazer 11 variações da sua caixa entre 1985 e 1994, como é possível atestar pelo autenticador de colecionismo Wata Games. De destacar ainda que a partir de 1986 a Nintendo deixou de colocar esse selo nos jogos, tornando assim esta edição muito rara.

O jogo foi adquirido por uma cooperação entre três pessoas: Jim Halperin, fundador da empresa de leilões de colecionáveis Heritage Auctions, Rich Lecce, um colecionador de videojogos, e Zac Gieg, dono de uma loja de videojogos.

O recorde anterior pertencia igualmente a uma outra cópia selada de Super Mario Bros. que foi vendida no eBay em 2017 por 30.000 dólares, segundo a refere a Engadget. Os especialistas referem que as condições e antiguidade do jogo pode ter redefinido as condições como são avaliados os jogos NES selados que são conhecidos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.