Nasceu o primeiro catálogo focado na eficiência energética de aplicações móveis em Portugal O projeto GreenSoftware Lab, recebeu durante a sua produção nos últimos três anos, um financiamento superior a 150 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O catálogo online, de acesso gratuito, foca-se nos padrões de energia, baseado na eficiência energética, para os utilizadores preocupados com a longevidade das baterias dos seus dispositivos móveis.

“A interação dos utilizadores com estes dispositivos é, muitas vezes, prejudicada pela preocupação constante em que a bateria se acabe”, é referido no comunicado, e com o catálogo esse problema pode deixar de existir. Desta forma, é focado na eficiência energética das aplicações móveis, com o objetivo de melhorar o consumo de energia em sistemas de computação.

Segundo é explicado, o catálogo documenta diversas técnicas de desenho de aplicações móveis, com o intuito de melhorar a eficiência energética, de forma a reduzir o consumo de bateria de uma aplicação móvel, como explica o investigador Luís Cruz, do Laboratório de Software Confiável (HasLab) do INESC TEC e do INESC-ID.

Na prática o documento pode funcionar como ferramenta para as equipas de desenvolvimento mais jovens evitarem recorrer a colaboradores especializados para otimizarem as suas aplicações móveis. Funciona ainda como ponto de partida para programadores ou estudantes que pretendam alargar as suas capacidades técnicas na área de eficiência energética.

O investigador refere que a utilização de padrões de desenho para reutilizar soluções eficientes no desenvolvimento de software é uma técnica frequente nesta área. A longo prazo, a equipa prevê um aumento da longevidade das baterias dos dispositivos móveis, de forma aos utilizadores não se preocuparem com a energia enquanto interagem com os equipamentos.