O Ministério da Educação está a distribuir nas escolas do Ensino Básico e Secundário um CD com várias aplicações livres que podem ser usadas em qualquer computador com sistema operativo Windows e que constituem uma alternativa ao software comercial. A iniciativa de distribuição do CD "Software Livre na Escola" conta com o apoio da Sun e da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre.

A Sun calcula que o software comercial equivalente às aplicações distribuídas neste CD têm um custo de mais de 300 milhões de euros, calculando o valor que teriam de pagar os 1,666 milhões de alunos do ensino básico e secundário.

O CD começou a ser distribuído ainda em Abril e está disponível também para download no site do CRIE - Equipa Computadores, Redes e Internet nas Escolas, neste endereço.

As aplicações incluídas no CD foram seleccionadas por "critérios de utilidade e de qualidade", afirma a Sun, e incluem aplicações de produtividade como o OpenOffice.org, Firefox e Thunderbird, mas também software didáctico como o Celestia - Software para descobrir o Universo em 3 dimensões ou o Geogebra - programa interactivo especialmente desenhado para o ensino e aprendizagem de álgebra e geometria.

As aplicações do CD estão preparadas para correr sobre sistemas operativos Windows mas estão também disponíveis as versões para Linux neste site da CRIE.

Os CDs são distribuídos através das Direcções Regionais de Educação e de Centros de Competência.

Notícias Relacionadas:

2007-07-23 - Portugal quer ficar entre os 5 melhores da UE com Plano Tecnológico da Educação

2006-02-02 - ANSOL responde a acordo da Microsoft com distribuição de pacote de software livre
2004-10-08 - Sun inicia acções de formação em open-source para professores

2004-04-19 - Caixa Mágica 8.1 confirmado para integrar computadores nas novas Salas TIC

2004-03-15 - Ministério da Educação inaugura primeira sala de TIC e assina protocolos com várias entidades