Este ano, as compras online de bens e serviços na Península Ibérica devem ultrapassar os 125 mil milhões de euros, valor que representa um crescimento de 13,7% face ao ano anterior, com a moda e a eletrónica a continuarem a ser as categorias mais procuradas por quem faz compras na internet. No ano passado, o volume total de compras tinha ficado nos 110,4 mil milhões de euros. Já refletia uma tendência de adesão crescente dos consumidores às compras online, que este ano foi consolidada.

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Em Portugal, 5,27 milhões de pessoas fizeram este ano compras online, mais 2,1% do que no ano passado. Em Espanha, a evolução foi maior. O número de compradores online aumentou 6%, para perto de 27,8 milhões, mais 2,6 milhões do que em 2023.

Os espanhois gastam mais do que os portugueses online, mas o gasto médio do comprador português cresce a um ritmo mais rápido do que no país vizinho. Em Portugal avançou 6% e em Espanha 4%. Em Portugal, cada compra online valeu em média 55,99€ e o total de compras por comprador foi de 1319,40€.

O número médio de compras por consumidor também subiu em Portugal no último ano: 11,2%, contribuindo de forma mais significativa para o aumento da despesa média por comprador, do que no país vizinho.

Estes dados constam da 10ª edição do CTT E-Commerce Report e também mostram que, em Portugal, praticamente em todas as categorias houve crescimento no volume de compras online, ao longo do último ano. O crescimento mais expressivo foi para a categoria “Utensílios para o Lar”, com um crescimento de 5,8 pontos percentuais no último ano. Em Espanha, a categoria que mais cresceu nas compras online foram os “Produtos Alimentares em Lojas/ Sites de Supermercados”, com um avanço de 6,1 pontos percentuais.

Os principais motivos para comprar online continuam a ser a autonomia e o conforto e a maioria dos compradores online continuam a considerar este canal complementar aos canais físicos.

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A maioria das pessoas que compram online mostra-se preocupada com questões de sustentabilidade e admitem que estavam dispostas a esperar mais alguns dias pelas suas encomendas, se isso contribuísse para reduzir o impacto ambiental das entregas. Em Portugal, 59,6% dos compradores online manifestaram esta disponibilidade.

As compras de artigos em segunda-mão também continuam a ganhar tração. Em Portugal 44% dos compradores online já optam por este tipo de produtos, em Espanha são 40,6%. Cerca de 44% dos portugueses e 43% dos espanhóis que compram usados também vendem online. Em Portugal, a plataforma de artigos em segunda-mão mais usada é a Vinted.

As perspetivas de crescimento para o sector das compras online continua, impulsionado principalmente pela Geração Z, a faixa etária que mais revela intenções de aumentar o volume de compras online. Estes consumidores valorizam especialmente entregas rápidas: no próprio dia (10,5%) e entregas em apenas duas horas (13,5%).

O relatório também antecipa o crescimento das entregas fora de casa (Out of Home), com mais pessoas disponíveis para utilizar cacifos e recolher encomendas em pontos para esse efeito, embora a maior parte dos compradores prefira ainda as entregas ao domicílio (68,4%). Em Portugal no último ano, o número de clientes que preferem entrega em cacifos aumentou 5,5 pontos percentuais.

Para os vendedores, apurou ainda o relatório dos CTT, os canais online são vistos principalmente como uma forma de alargar mercados, responder aos clientes e aumentar a competitividade.

O estudo teve por base 500 inquéritos telefónicos a compradores online em Portugal e 1000 em Espanha. Foram também feitos 70 inquéritos telefónicos a retalhistas com venda online em Portugal e 150 em Espanha, mais 12 entrevistas presenciais a e-sellers em Portugal e oito entrevistas presenciais a e-sellers em Espanha.

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