A Comissão Europeia anunciou um apoio de 52 milhões de euros a doze projectos de investigação na área da computação em grelha. Segundo um comunicado, o grande objectivo destes projectos é estender, para além do âmbito dos laboratórios, os trabalhos na área do grid computing, trabalhando as potencialidades do uso combinado do poder de computação noutras áreas.



No comunicado a Comissão refere a importância que as ferramentas de computação em grelha podem ter no aumento da competitividade das empresas, na criação de novos mercados e serviços, ajudando mesmo a melhorar a qualidade de vida, sublinha o documento, referindo-se às capacidades de previsão da computação em grelha, resultante da combinação do poder de processamento.



Além dos objectivos de normalização e promoção de interoperabilidade entre standards, os projectos visam desenvolver aplicações baseadas em computação em grelha úteis para questões do dia a dia como simulação, ferramentas de trabalho colaborativo, entre outras.



Os projectos - quatro de maior dimensão que absorvem um financiamento de 9 milhões de euros, mais oito projectos de menor dimensão - envolvem universidades, empresas e entidades de investigação de vários países europeus. O financiamento é garantido pelo programa-quadro para a área das Tecnologias da Sociedade da Informação.



Notícias Relacionadas:

2004-05-04 - Bruxelas aprova plano de acção para a saúde electrónica