A Comissão Europeia anunciou hoje que vai duplicar o investimento alocado à computação de alta performance. O objetivo é assegurar que a Europa recupera o ritmo nesta área e tira partido do seu potencial para assegurar competitividade em diversos sectores e inovação tecnológica.



Na nota que divulga os valores explica-se que o investimento previsto até 2020 passará dos 630 milhões de euros para 1,2 mil milhões. Daqui a 8 anos há outro objetivo no mesmo domínio: concentrar na Europa capacidade para realizar 1,000,000,000,000,000,000 cálculos por segundo, diz uma nota à imprensa.



Na mesma comunicação detalha-se que mais de metade do investimento previsto vai estar direcionado à criação de centros de excelência e de novos empregos nesta área.
Alinham-se ainda um conjunto de medidas que visam promover a aposta dos Estados-membros nesta área, nos recursos humanos especializados e no acesso dos projetos europeus de computação de alta performance aos mercados globais.



A Comissão Europeia também assume que a computação de alta performance é crítica para as indústrias que dependem de fatores como a fiabilidade e velocidade, como a indústria automóvel, da saúde ou da aviação.



Entre os exemplos de benefícios já colhidos pela Europa, com a computação de alta performance cita-se o da indústria automóvel, que desenvolveu novas plataformas de fabrico em 2 anos. Sem este recurso essa transição teria demorado 5 anos e teria custado mais 40 mil milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.