Primeiro o iPod, seguiu-se o iPhone e depois o iPad. Estes são os últimos três grandes marcos da tecnológica da maçã que ajudaram a projetar a empresa para níveis de "estrelato" nunca antes alcançados. E se há quem duvide da capacidade de resposta da Apple para os tempos modernos, o diretor executivo da empresa tem uma mensagem: "vão haver novas categorias [de produtos]".

"Não estamos preparados para falar sobre isso, mas estamos a trabalhar em coisas realmente importantes", acrescentou o CEO da Apple em entrevista ao The Wall Street Journal. Tim Cook disse ainda que qualquer pessoa razoável tem que considerar que a Apple está-se a preparar para entrar em novos segmentos.

Muito se tem especulado sobre o relógio inteligente da Apple, sobre a renovação da Apple TV e sobre o serviço de pagamentos móveis e digitais proprietário que pode ser lançado nos próximos meses.

Durante a entrevista o diretor executivo da tecnológica de Cupertino abordou várias questões, sobretudo relacionado com a compra de ações próprias que a Apple tem operado nas últimas semanas - investiu 14 mil milhões de dólares desde que anunciou os resultados fiscais.

Mas o CEO abordou o facto de a Apple ter muito dinheiro em caixa e de estar a ser acusada de não fazer investimentos nele. Tim Cook lembrou que nos últimos 15 meses a tecnológica comprou 21 empresas, mas nenhuma delas acima de mil milhões de dólares.

Ainda assim Tim Cook não tem medo de gastar o dinheiro: "Nós olhamos para grandes empresas. Não temos problemas em gastar 10 zeros pela empresa certa, pelo ajuste certo nos melhores interesses da Apple no longo termo".

Sobre os 160 mil milhões de dólares em caixa o executivo referiu ainda que "amanhã podemos ver uma grande empresa que queremos comprar ou pode acontecer qualquer coisa de imprevisível no mercado bolsista".


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