O Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação - CERTIC - da Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro – UTAD – vai rever a legislação sobre segurança e saúde aplicada ao software utilizado no trabalho já a partir de Maio.



A proposta apresentada pelo CERTIC ao Governo pretende a alteração das prescrições mínimas de segurança e saúde da Portaria N.º 989/93. O objectivo principal é prevenir os riscos de lesões causadas por esforços repetitivos, cognitivos e da visão enquanto se utiliza um qualquer programa informático.



Entre as mudanças que se consideram urgentes os responsáveis do CERTIC destacam a necessidade do software permitir para as principais acções e funcionalidades a redundância de dispositivos de interacção, como é o teclado, de modo a evitar a repetição excessiva dos movimentos associados a periféricos como é o caso dos ratos.



Este projecto estará em discussão pública online sob o sugestivo nome Desratização do software, entre os dias 13 de Maio e 14 de Junho.



Notícias Relacionadas:

2002-01-23 - Ensino à distância para jovens internados envolve 3 Ministérios

2001-12-03 - Criada nova organização para a implementação de técnicas de acessibilidade no software

2001-03-20 - UTAD apela a hospitais para criarem ciber-enfermarias

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.