À procura de soluções de voto que facilitem o exercício deste direito de cidadania por cidadãos com deficiências, o CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, vai voltar a experimentar dois novos sistemas nas eleições autárquicas que se realizam amanhã, 11 de Outubro.

Nas eleições legislativas de 27 de Setembro o CERTIC já tinha experimentado um interface "áudio-táctil", através do qual o boletim de voto é colocado entre um teclado de computador liso e uma espécie de grelha com relevo. Quando os eleitores tocam na grelha, as informações contidas no boletim são-lhe transmitidas em áudio, por meio de uns auscultadores - que lhes garantem privacidade.

Os dois novos sistemas testados amanhã deverão ser aplicados na mesa de vota da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, na Escola EB1 N.º 2 de Vila Real, no Bairro S. Vicente de Paula. Os eleitores vão ser convidados a simular o acto de voto em situação de incapacidade, depois de terem já exercido o seu voto, com o objectivo de experimentar as novas soluções desenvolvidas.

Uma das novas formas consiste numa aplicação informática que permite que o voto seja impresso numa impressora, com uma cruz desenhada manualmente e depois digitalizada. O sistema é semelhante à solução usada na Eslovénia nas passadas eleições europeias e pode ser usado por pessoas com deficiência motora ou pouca destreza manual já que a interacção é feita tocando em apenas dois botões, um para navegar na lista de partidos e outro para fazer a selecção.

Esta mesma solução pode ser usada também por pessoas cegas ou com baixo nível de visão, tal como o segundo sistema que será testado, que se baseia numa experiência realizada nos EUA com material não electrónico. O Vote-PAD tem uma matriz transparente que é colocada por cima do boletim de voto e que possui apenas uns pinos ou bolas ao lado de recortes coincidentes com as quadrículas do boletim de voto.

A informação sobre a ordem dos partidos no boletim (que será contada tacteando os pinos ou bolas) pode ser fornecida com um gravador de áudio ou leitor de CDs, com texto ampliado ou em Braille.