Não, a Alexa ainda não vai pegar numa esfregona para lhe lavar o chão ou sacudir tapetes à varanda, mas, depois desta edição da CES, a assistente virtual da Amazon pode começar a desempenhar tarefas semelhantes com a ajuda dos novos eletrodomésticos da Whirlpool.

A fabricante norte-americana é uma das muitas empresas de eletrodomésticos presentes em Las Vegas até ao próximo domingo, dia 8, e uma das grandes novidades que traz é o suporte de alguns frigoríficos, fornos, e máquinas de lavar para os comandos da Alexa.

Na prática, o casamento entre ambas as tecnologias pode resultar num agilizar de processos que centraliza nas colunas da Amazon mais um leque de informações úteis. Pedir à Alexa que suba a temperatura do forno, ou que lhe diga quanto tempo falta para a máquina acabar de lavar a roupa, passa assim a ser possível.

Importa sublinhar que a assistente não será diretamente embutida em nenhum destes aparelhos, pelo que terá de os adquirir em separado.

A expansão da Alexa não vai, no entanto, cingir-se aos eletrodomésticos. Nesta CES é também possível perceber que as salas de estar estão prestes a tornar-se mais inteligentes com a ajuda da assistente.

Na prática, a Amazon quer levar a experiência da Fire TV sem que sejam necessários quaisquer periféricos adicionais como a box ou a "pen" que a empresa comercializa para potenciar o seu serviço de televisão.

Na CES há já três marcas (Seiki, Westinghouse e Element) com exemplares em exposição e, segundo o The Next Web, todos eles integram ecrãs 4K e comandos com microfones que servem para interagir com a Alexa. Ainda não é explícito, no entanto, se a assistente vai ganhar controlos adicionais agora que está incorporada num novo equipamento.

As primeiras televisões, tal como os primeiros eletrodomésticos "inteligentes" da Whirlpool vão chegar ao mercado norte-americano ainda este ano.