Durante a CES 2019, que está a decorrer em Las Vegas, a Mercedes anunciou a escolha da NVidia para realizar a sua visão de automóveis autónomos. A fabricante, conhecida sobretudo pelos seus processadores gráficos, ficará encarregue do software de inteligência artificial dos veículos e do supercomputador.

O fundador da NVidia, Jensen Huang e o vice-presidente da fabricante alemã, Sajjad Khan, definiram os planos para a próxima geração de automóveis inteligentes e as novas soluções de mobilidade que se avizinham. O patrão da NVidia prometeu a construção de um computador que vai definir o futuro dos veículos autónomos, da IA e da mobilidade.

A estratégia passa por introduzir um único sistema que controle tanto as funcionalidades autónomas dos carros, como todas as funções do cockpit inteligente, de forma a substituir as dezenas de pequenos processadores interligados dos modelos atuais. “O computador deste carro irá fazer coisas que nenhum computador que existe atualmente consegue literalmente fazer”, destaca Jensen Huang no blog oficial da NVidia. Atualmente uma unidade controla os vidros das janelas, outra os fechos das portas, outras os travões, e assim adiante. O modelo da NVidia é unificador e centralizado.

Até aqui, a fabricante de placas gráficas colaborou na construção do “cockpit do futuro”, denominado por Mercedes-Benz User Experience (MBUX). O objetivo foi introduzir inteligência artificial em sete modelos já disponíveis, e nove novos automóveis a serem lançados este ano. Mas o novo acordo estende-se à construção de um carro de raiz, com o sistema NVidia Drive no centro da sua arquitetura, para obter alta-performance, melhor eficiência energética e claro, controlar todo o software de inteligência artificial para as diversas componentes de mobilidade.

O SAPO TEK vai explorar todos os espaços da CES 2019 e trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.