A Asus vai levar para a CES 2023 o seu novo portfólio de computadores de gaming, mais concretamente as linhas ROG Strix e ROG Zephyrus. Os portáteis foram atualizados com os mais recentes processadores da Intel e AMD, assim como a nova geração de placas gráficas da NVidia, focando-se essencialmente na performance. Os modelos ainda não têm preços definidos e poderão chegar a Portugal a partir de março.

ROG Strix Scar é a “força bruta” para os gamers de competição

Direcionado aos jogadores de eSports, o ROG Strix Scar 18 é um poderoso desktop “mascarado” de portátil, estreando o novo ecrã Nebula de 18 polegadas, com resolução sQHD, com taxa de refrescamento de 240 Hz. O modelo conta ainda com versões de 16 e 17 polegadas. O de 16 e 18 polegadas é alimentado por processadores Intel Core i9 de 13ª geração, com 24 núcleos e 32 threads. Já o modelo de 17 polegadas tem processadores AMD Ryzen 9 Zen 4.

Os modelos Strix estão equipados com as placas gráficas de nova geração da NVidia, as GeForce RTX 40, com Advanced Optimus. Além das configurações de topo, os portáteis também foram otimizados a nível de refrigeração, utilizando um sistema de metal líquido Conductonaut Extreme no processador. Foi ainda reforçado com a ventilação Tri-fan, oferecendo um sistema de arrefecimento inteligente, mantendo a performance das máquinas em altas cargas de processamento nos títulos mais exigentes.

Veja na galeria imagens dos computadores da Asus revelados na CES 2023:

Além de cancelamento de ruído gerido por IA bidirecional, que filtra os barulhos de fundo para melhorar a comunicação, tanto de entrada como saída, os modelos estão equipados com Dolby Atmos, procurando maior imersão nas partidas mais acesas. Pode optar por baterias com capacidade de 64 Wh ou 90 Wh, alimentados por carregamentos rápidos de 100 W, através de USB-C. E todos os ecrãs suportam Dolby Vision HDR e NVidia G-Sync. O sistema de Aura Sync é compatível com iluminação RGB entre as teclas do teclado e barra de luz, que podem ser personalizadas pelos jogadores.

Novos topos de gama ROG Zephyrus para criativos e gamers exigentes

Se a linha ROG Strix é direcionada a jogadores que dão prioridade ao desempenho nas partidas online e nos títulos mais populares, os computadores ROG Zephyrus são direcionados a profissionais criativos, mas também a gamers exigentes. O Zephyrus G14 é um portátil de gaming com 14 polegadas, equipado com um ecrã ROG Nebula HDR Mini LED QHD, com uma taxa de refrescamento de 165 Hz (ou 144 Hz). A certificação Pantone e Dolby Vision garantem cores mais vivas, ideais para criadores de conteúdos, além de oferecer um rácio de 16:10.

Os computadores da linha oferecem uma câmara de vapor a cobrir o processador e placa gráfica, naquela que é uma preocupação de manter as máquinas arrefecidas e sem perdas de performance. É reforçado com um composto térmico de metal líquido no CPU e ventoinhas duplas Arc Flow Fans de 84 pás. Oferece ainda uma bateria de 76 Wh com carregamento por USB-C a 100 W.

ROG Zephyrus

Altifalantes Dolby Atmos, microfones 3D e o mesmo sistema de cancelamento de ruído do Strix Scar pretendem oferecer uma experiência de gaming mais imersiva e maior qualidade de comunicação. Os diferentes modelos apresentam câmaras com resolução até 720p, com infravermelhos. E a dobradiça ErgoLift de 180º continua a ser uma imagem de marca destes modelos Zephyrus.

Equipado com hardware de topo, os modelos Zephyrus G16 e M16 têm um processador Intel Core i9 de 13ª geração e uma placa gráfica NVidia GeForce RTX 40. O modelo G14 opta por oferecer os processadores da AMD até Ryzen 9 Zen 4, mantendo o mesmo GPU da NVidia. De realçar ainda que os modelos M16 e G14 mantêm o já famoso display AniMe Matrix na tampa, que pode ser personalizado pelo utilizador.

ROG Flox X13 e X16 são compactos e conversíveis

A linha de portáteis conversíveis ROG Flow mantêm a sua capacidade de transformação, podendo ser utilizados em modo portátil, tablet, tenda e base, mediante as necessidades dos utilizadores. Isso não os impede de serem igualmente poderosos, no que diz respeito a especificações. O ROG Flow X13 tem um processador até AMD Ryzen 9 Zen 4 e processador NVidia GeForce RTX 40. Por isso, tanto pode estar a trabalhar num projeto de vídeo, como a jogar o mais recente videojogo, prometendo manter a performance, num formato mais portátil.

Esta linha oferece a mesma bateria de 75 Wh, suportado por carregamento rápido de 100 W via USB-C e adaptador de corrente de 130 W. Os utilizadores podem optar por diferentes ecrãs, entre o tátil Nebula QHD de 165 Hz ou o painel tátil FHD de 120 Hz com certificação Pantone, Dolby Vision. E de forma a torná-lo mais resistente a riscos, é protegido por vidro Corning Gorilla Glass DXC.

O Flow X16 tem uma caneta digital para tomar notas ou desenhar. E no seu interior a Asus optou pelo mais recente processador Intel Core i9 de 13ª geração, GPU até GeForce RTX 40 da NVidia, 2 TB de armazenamento interno SSD PCIe 4 e até 16 GB de RAM DDR5-4800. Oferece diferentes ecrãs até ao topo de gama Nebula HDR Mini LED, que tem 1.100 nits de brilho, assim como 1.024 zonas de escurecimento individuais. Tem uma taxa de refrescamento de 240 Hz e tempo de resposta de 3 ms, num formato de imagem 16:10. Além da validação Pantone, conta com uma gama de cores 100% compatível DCI-P3 e Dolby vision.

Em termos de conetividade tem uma porta HDMI 2.1 e uma USB-C 4 compatível com Thunderbolt 4.

A gama ROG Flow fica completa com o Z13, com o mais recente processador da Intel e gráfica da NVidia, com suporte a G-Sync. Este modelo tem um chassis de 13 polegadas, oferecendo uma espessura de 12 mm e 1,1 kg de peso. A marca considera que é a forma mais portátil em movimento que um gamer pode aceder da sua linha. De resto mantém especificações técnicas muito semelhantes ao X13, suportando ainda um teclado RGB de 15 polegadas.

Novos monitores e acessórios de gaming

Além de refrescar a sua linha de portáteis, a Asus também revelou novos monitores. Na sua lista está o ROG Swift Pro PG248QP, aquele que a fabricante considera ser o primeiro monitor de gaming com ecrã de 540 Hz do mundo. Concebido para competições, o monitor utiliza a tecnologia esports TN, que se destaca por oferecer tempos de resposta cerca de 60% mais rápidos que os painéis normais. Isso possibilita atingir taxas de atualização mais rápidas e uma maior clareza.

O monitor tem um novo design assente no suporte com garras retráteis e bloqueadas, resultando numa base mais pequena, libertando espaço na secretária. O monitor tem um ecrã de 24,1 polegadas, com uma resolução de 1080p, suportado por G-Sync e um analisador NVIDIA Reflex Analyzer integrado que captura a latência do sistema de ponta a ponta para proporcionar a melhor experiência gaming. Tem som surround, através do sistema DAC ESS integrado.

ROG Swift OLED

A ROG estreia ainda o seu primeiro monitor OLED de 1440p, o ROG Swift OLED PG27AQDM, oferecendo uma taxa de atualização de 240 Hz e tempo de resposta de 0,03 ms. O ecrã tem revestimento antirreflexo, permitindo as melhores imagens em todas as condições de iluminação, assim como 1.000 nits de luminosidade máxima. Conta com um dissipador de calor personalizado e uma nova configuração interna para se manter arejado.

A marca revelou ainda o seu router dedicado a gaming, o ROG Rapture GT-BE98, que a Asus considera ser o primeiro Wi-fi 7 quad-band do mundo. O router está preparado para a nova geração de ligações wireless, oferecendo suporte ao canal de 320 MHz na banda de 6 GHz, resultando em 160% mais rápido que o anterior.

A Asus anunciou ainda uma colaboração com a Aim Lab, organização que treina milhões de jogadores de FPS em todo o mundo, para criar novos periféricos. O resultado é o rato de gaming sem fios ROG Harpe Ace Aim Lab Edition, concebido para atletas e potenciais jogadores profissionais de eSports. O rato pesa 54 gramas e foi desenhado para FPS de competição, tendo um formato ambidextro. A parceria incluiu a criação do software Aim Lab Settings Optimizer, que ajuda os jogadores a analisar e definir as melhores configurações para otimizar a sua performance.

O rato é acompanhado do tapete ROG Hone Ace Aim Lab Edition, de grandes dimensões. Tem uma superfície de tecido híbrido, para melhor fricção, tendo ainda um revestimento protetor contra água, óleo e pó. A sua base é composta por borracha macia, mas antiderrapante. Já o teclado ROG Azoth sem fios tem um design de montagem em silício e com três camadas de amortecimento, com comutadores mecânicos ROG NX. Conta ainda com um visor OLED com controlos intuitivos. A Asus conta ainda com o comando Raikiri Pro para jogar no PC e consolas Xbox. Destaca-se pelo seu pequeno ecrã OLED com animações e texto personalizado, com informações de bateria ou do perfil do utilizador.

Na lista de novidades para gaming consta ainda a cadeira ROG Destrier Ergo, que tem um design estético futurista, semelhante a um cyborg. Foi desenhada para se ajustar ao jogador, para que esteja confortável em longas sessões de jogo. Tem uma estrutura em alumínio, malha respirável e espuma confortável, diz a marca.

O SAPO TEK está a acompanhar os principais lançamentos e novidades da CES 2023, que pode seguir no site, na newsletter e no especial que dedicámos à feira de Las Vegas.

Clique nas imagens para detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.