Com um mundo cada vez mais híbrido, há uma sensação dividida, entre a flexibilidade e liberdade, mas ao mesmo tempo mais desconectada do ambiente do trabalho. A tecnologia tem vindo a introduzir novidades para preencher essa lacuna, mas a HP prefere passar uma mensagem de sustentabilidade. Desde que foi fundada, a HP afirma continuar a ser uma das empresas tecnológicas mais sustentáveis. Diz ter usado 50 mil toneladas em plásticos sustentáveis, o equivalente a 316 baleias azuis. 75% do alumínio utilizado é reciclado e 100% do polyester é também aproveitado.

A fibra passou a substituir o plástico nas embalagens, sendo 62% mais pequenas, diminuindo a densidade das paletes em 66%, o que permite poupar nas viagens, logo tem menos emissões de carbono na logística. Os novos portáteis reduziram em 50% o alumínio e o plástico utilizado, tendo sido mesmo reciclado o óleo alimentar na composição da sua fórmula. Todas as embalagens são também de origem reciclada.

Novos portáteis Dragonfly mantêm mensagem ecológica

A série HP Dragonfly apresentada na CES 2023, promete melhores experiências aos utilizadores, no que diz respeito a trabalhar mais, mas tornando a sua vida mais fácil. O público quer menos decisões para fazer o seu trabalho, diz a marca. E para isso tem na calha o HP Dragonfly Pro e uma versão do Dragonfly Pro Chromebook. São computadores que foram redesenhados com novas soluções para a experiência dos utilizadores. Alguns dos destaques dos portáteis começam por terem uma bateria que dura o dia todo (tal como a versão mais recente, analisada pelo SAPO TEK), sensores com sistemas hápticos no Trackpad, teclados com boa resposta e confortáveis para escrever. E claro, suporte técnico 24/7.

Relativamente à versão Chromebook, o objetivo é manter o portátil sempre conectado à internet, facilidade de utilização, sempre disponível e com capacidade para ver filmes, escrever ou jogar alguns títulos. Tem uma webcam de 8 MP, considerado o primeiro num Chromebook. Oferece quatro portas USB-C com Thunderbolt e o seu ecrã tem brilho de 1.200 nits.

Veja na galeria imagens dos novos computadores anunciados pela HP:

O HP Dragonfly Pro adapta-se às constantes mudanças de estilo de vida, com funcionalidades “premium”, seja para o que necessitar fazer, reforçou a marca. E pretende ter uma boa imagem e melhor som para as chamadas de Zoom. O portátil utiliza o mais recente hardware da AMD, promete ter a bateria com mais autonomia num PC de 14 polegadas, capaz de se manter ligado até 16 horas, segundo a empresa. O computador promete oferecer a melhor performance para multitasking, desde uma videochamada à edição de vídeo.

Uma das inovações que a HP reclama é o “One-touch” para todas as coisas. Através da pressão de um botão pode aceder ao centro de controlo, ajustando as definições mais comuns do computador. Um segundo botão dá acesso direto a um assistente 24/7, para que qualquer problema seja resolvido. Um terceiro botão permite aceder a uma videochamada. E por fim, um quarto botão para que o utilizador possa configurar com aquilo que mais necessita.

No que diz respeito às inovações para o mundo híbrido, a HP pretende oferecer soluções para poder trabalhar em diferentes ambientes, seja para colaboração ou performance. O HP Dragonfly G4 é um notebook criado para trabalho colaborativo, permitindo utilizar duas câmaras em simultâneo. Oferece a 13ª geração de processadores Intel Core i7, 32 GB de memória RAM e 2 TB de armazenamento interno. Promete novas opções térmicas e maior autonomia.

Há também algumas funcionalidades para trabalho híbrido. Pode utilizar duas câmaras, uma como webcam para filmar o utilizador, mas pode ligar uma externa para mostrar um produto, por exemplo. O sistema utiliza face tracking, mudando de uma câmara para a outra, mediante o lado que esteja a olhar. E para as distrações, há um botão chamado “Volto já”, que coloca uma fotografia do utilizador no seu lugar, para que possa ir atender a campainha ou ir buscar um café durante uma reunião, por exemplo. E para quem está preocupado com a sua imagem, o software da HP ajuda a diminuir olheiras mais salientes, por exemplo.

Todos os painéis têm um ecrã OLED com modo de poupança de energia associado, para que se adapte ao local onde está a trabalhar. E ainda no que diz respeito a otimização da bateria através de IA, o PC aprende com o utilizador os seus hábitos de utilização e aconselha diferentes modos, através do Smart Sense. Pode personalizar a velocidade da ventoinha ou a temperatura do sistema.

Monitores de vários tamanhos e resoluções

Passando à nova linha de monitores, a HP revelou a série G5, com diversos tamanhos, das 21,5 polegadas a 42 polegadas, com diferentes resoluções, dos 1080p, 4K ou panorâmicos. E todos têm 99% compatibilidade sRGB. Os cinco modelos têm a capacidade de oferecer USB-C alimentados para poder carregar um smartphone ou outro periférico. O panorâmico tem 45 polegadas e é curvo, oferecendo mais 48% de espaço comparado com os modelos de 34 polegadas curvos. Este modelo permite dividir-se em duas partes, como se tivesse dois monitores de 1080p lado a lado, apenas num único. O rato move-se nos dois ecrãs de forma inteligente, considerando a imagem entre eles, permitindo arrastar itens de um lado para o outro, por exemplo.

HP 27 inch All-in-One PC

Outro elemento importante é o seu suporte de ecrã, que permite não só colocar na posição necessária ao utilizador, como possibilita, com apenas um clique, libertar o ecrã para o pendurar na parede, por exemplo.

O ecossistema fica completo com as novas webcams externas. A HP diz que 84% dos utilizadores já utiliza o Windows Hello para se autenticarem e por isso pretende oferecer uma câmara com mais capacidade. Outro dado curioso partilhado pela HP é que as pessoas julgam outros utilizadores pela sua imagem frente à câmara, daí a necessidade de oferecer ferramentas para melhorar o visual nas reuniões.

Poly voyager Free 60 Series com motivos espaciais

O Poly HP foi o sistema utilizado por Neil Armstrong para dizer a mítica frase “um passo importante para a humanidade”. Isso inspirou a HP a criar os seus novos auriculares, com ANC adaptável, conetividade multiponto e modo transparência, ou seja, pode ouvir o que está em redor sem os retirar do ouvido. O voyager Free 60 Series promete 5 horas de conversação com ANC e tem mais 10 horas de bateria no seu estojo. Esta caixa tem mais funcionalidades de personalização dos auriculares e controlo de equipamentos. Pode conectar a outros equipamentos externos, ou seja, pode ligar a caixa a um jack 3,5 mm de um avião e transformar o auricular num companheiro de viagem sempre conectado.

Para os gamers, a HP afirma que não existem dois utilizadores iguais. Todos os equipamentos são diferentes mediante as suas necessidades. A fabricante promete oferecer as melhores opções aos jogadores, com integração do Geforce Now, numa parceria com a NVidia para trazer cloud gaming para as máquinas da fabricante. O toolkit de performance apresenta ferramentas para controlar a prestação dos computadores, incluindo o modo extremo para quem gosta de fazer modding ao PC. Por fim, o estúdio de iluminação confere a possibilidade de personalizar as cores da luz das máquinas.

Quanto a computadores de gaming, o novo Omen 40L e 45L são torres com alta performance, com as mais recentes placas gráficas da NVidia e AMD. E têm processadores Intel core a começar no i5 até i9 de 13ª geração e GPUs até GeForce RTX 4090. Quando a memórias, as máquinas têm placas Kingston Fury até 64 GB DDR5-5200. Suporta ainda até dois SSD de 2 TB PCIe.

Refere ainda a parceria com a HyperX, com o seu novo comando Clutch Gladiate, o seu primeiro licenciamento da Xbox. Chega em março. Já o seu novo rato Haste 2 Mice tem switchs duráveis, sensores personalizados e bateria com mais autonomia, previsto para abril. A fabricante está agora no mercado das impressões 3D e oferece diversos acessórios, como teclas especiais para o teclado ou suportes para microfone personalizados.