
O acesso à plataforma Windows Live@Edu e ao programa DreamSpark estão entre um conjunto de iniciativas destinadas aos jovens universitários clientes da Caixa Geral de Depósitos, previstas num protocolo formalizado esta quarta-feira entre aquela entidade bancária e a Microsoft.
O protocolo, negociado durante a recente visita de Steve Ballmer, CEO e presidente da Microsoft a Portugal, prevê a colaboração na co-organização de diversas actividades nas instituições de Ensino Superior, com o objectivo de promover projectos inovadores na área das tecnologias.
Entre as iniciativas acordadas está a promoção do concurso Imagine Cup, onde se estimula jovens universitários ao desenvolvimento de aplicações de software com propósitos de cidadania; o apoio à criação de empresas de tecnologia; e a organização do Dia da Inovação, que incluirá um Fórum de Inovação e Empreendedorismo e a final nacional do Concurso Imagine Cup.
O protocolo prevê igualmente a disponibilização às instituições de ensino superior de ferramentas de apoio ao ensino e à investigação através da Microsoft DreamSpark, uma iniciativa que oferece, sem qualquer encargo, produtos de software de desenvolvimento e design.
Adicionalmente, a Microsoft irá disponibilizar, gratuitamente, às instituições de Ensino Superior, clientes da CGD, a plataforma Windows Live@Edu, oferecendo assim aos estudantes universitários um conjunto de serviços gratuitos, nomeadamente 10 Gigabytes para a sua caixa de correio electrónico pessoal, suporte para mobilidade, blogs, espaço para trabalho colaborativo, contactos, calendário, fotos, entre outros. O pacote de serviços inclui, também, protecção anti-spam e anti-vírus.
No âmbito do acordo firmado está também prevista a definição conjunta de um modelo operacional para a criação do canal universitário no portal MSN.pt da Microsoft, designado por CUP.pt.
"Este protocolo com a CGD vem dar corpo ao compromisso da Microsoft no desenvolvimento da economia local, uma vez que, através da realização de iniciativas conjuntas com o maior banco português, queremos motivar os estudantes a apostar na investigação e projectos empresariais inovadores", refere Nuno Duarte, director geral da Microsoft Portugal, num comunicado enviado à imprensa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários