A agência espacial chinesa revelou imagens do veículo de exploração com que espera chegar ao lado oculto da Lua, no final deste ano, algo que até agora ainda não foi conseguido por nenhum país.

O veículo, que ainda não foi batizado, viajará em dezembro a bordo da nave não tripulada Chang E 4, e deverá alunar na bacia Aitken, e a partir dali percorrer o lado não visível da Lua, de acordo com as agências internacionais, que citam fonte oficial chinesa.

O veículo é semelhante ao Yutu, o primeiro explorador lunar chinês, lançado em 2013, e que continua a percorrer o lado visível da Lua.

tek sonda chinesa lua

Em conferência de imprensa, Wu Weiren, chefe do programa chinês de exploração lunar, explicou que o novo veículo se distingue do Yutu pela sua maior adaptabilidade a terrenos difíceis. Também sublinhou que “é o mais leve do mundo no seu género, com apenas 140 quilogramas de peso, muito mais pequeno do que os seus antecessores”.

Com uma forma de caixa retangular, o explorador contará com seis rodas, dois painéis solares para a sua alimentação, um radar e múltiplas câmaras para explorar a face menos conhecida da Lua. Isto porque a rotação natural do satélite é travada pela gravidade terrestre, o que faz com que vejamos sempre a mesma metade.