Os governos da China, Japão e Coreia do Sul estão a planear o desenvolvimento de um novo sistema operativo com o objectivo de reduzir a sua dependência do Windows da Microsoft, noticiaram hoje os sites nipónicos Nihon Keizai Shimbun e Asahi Shimbun.

Esta proposta de colaboração vai ser formalmente apresentada pelo ministro japonês do Comércio e Industria, Takeo Hiranuma, aos seus homólogos chinês e sul-coreano numa cimeira entre os mesmos a realizar na próxima quarta-feira em Phnom Penh. Quanto à decisão final de desenvolvimento do programa deverá ser tomada a meio deste mês, segundo informações da mesma fonte.

Para a prossecução deste projecto as três partes deverão instalar um comité de promoção durante o mês de Novembro, no qual participarão empresas como a NTT Data, Matsushita Electric Industrial, NEC, Hitachi e Fujitsu.

O objectivo é criar um substituto do sistema operativo Windows. Para isso as referidas entidades vão procurar fazer melhoramentos no Linux e em outros programas open-source, usando o seu design básico e desenvolvendo programas originais de software para produtividade.

Esta iniciativa é vista entre as três entidades como parte e de uma estratégia concertada que pretende reduzir a grande dependência dos referidos países em relação ao sistema operativo Windows da Microsoft, a qual, afirmam os mesmos, tem restringido a sua progressão económica na indústria do software informático. De acordo com as mesmas fontes, este é o primeiro acordo do género a juntar três grandes economias e deverá receber subsídios governamentais

Nota da Redacção: [2003-09-06 11:22:00] O acordo acabou por se concretizar ontem, numa conferência inter-ministerial realizada no Cambodja em Phnom Penh. No final do encontro ficou marcada uma nova reunião para meados de Setembro onde se discutirão os pormenores deste projecto.

Notícias Relacionadas:

2003-07-01 - Indústria da electrónica de consumo une-se em volta do open source

2003-05-15 - Comissão Europeia pondera investigar tácticas da Microsoft contra Linux