A China voltou a confirmar a intenção de apoiar a indústria no desenvolvimento de um formato de leitura de vídeo de próxima geração, alternativo ao HD-DVD e ao Blu-Ray. Em declarações à agência noticiosa governamental da China, Lu Da, director do Centro Nacional de Engenharia de Discos - National Disc Engineering Centre (uma entidade pública ligada ao Governo de Pequim), disse que a nova tecnologia deverá basear-se no formato HD-DVD mas será incompatível com este.



Em comum com as duas normas em desenvolvimento pela indústria, o novo formato chinês terá a alta definição, melhor som e mecanismos de protecção de cópia ilegal mais eficazes, adiantou o responsável.



Recorde-se que as notícias sobre a intenção da China em apoiar o processo de desenvolvimento de um novo standard de vídeo de próxima geração surgiram já no início da semana e voltam agora a ser confirmadas pelo responsável político.



O objectivo do projecto chinês, garantem as fontes que vêm divulgando a notícia, é quebrar o monopólio das companhias estrangeiras e evitar o pagamento de licenças para poder utilizar os standards internacionais.



A agência refere que 70 a 80 por cento dos DVDs existentes em todo o mundo são fabricados na China e que os custos de licenciamento da tecnologia subjacente fazem aumentar em cerca de 40 por cento o custo de cada equipamento.



Curiosamente, a decisão chinesa surge após as intenções de reunião de esforços dos promotores dos dois formatos mais avançados, que consideraram a hipótese uma única tecnologia, por forma a evitar investimentos sem retorno e a divisão da indústria. Além disso, a China já há dois anos introduziu um standard de vídeo, conhecido por EVD (enhanced versatile disc), que acabou por não vingar.



De acordo com a Xinhua, o formato chinês não deverá estar pronto antes de 2008, quando os primeiros produtos com a marca HD-DVD e Blu-Ray são esperados já no próximo ano.



Notícias Relacionadas:

2005-09-27 - Microsoft e Intel apoiam o formato HD DVD da Toshiba

2005-08-23 - Oportunidades para unificação dos formatos Blu-ray e HD-DVD começam a esgotar-se