A lista dos computadores mais rápidos do mundo tem um novo líder. O chinês Tianhe-A é o detentor oficial do título, “roubado” ao norte-americano Cray XT5 “Jaguar”. A chegada da China à liderança acaba com uma hegemonia de seis anos dos Estados Unidos na chamada supercomputação.

Alojado no National Supercomputer Center em Tianjin, o Tianhe-A tem, segundo os dados oficiais, um nível de desempenho de 2,57 petaflops, 1,4 vezes superior ao do anterior líder do ranking, que agora conseguiu 1,75 petaflops.

A ascensão confirmada da China ao topo da lista Top500.org marca o fim da liderança de seis anos dos computadores americanos, que começou quando o sistema IBM BlueGene/L, do Departamento de Energia, tomou o lugar do Earth Simulator da japonesa NEC.

A terceira posição do ranking também é ocupada por um sistema chinês denominado Nebulae, localizado no National Supercomputing Centre em Shenzhen, que no top anterior (Junho), ocupava a vice-liderança. O Nebulae conseguiu agora um nível de desempenho de 1,27 petaflops.

O Japão aparece no quarto lugar, com o Tsubame 2.0, alojado no Tokyo Institute of Technology, que regista um desempenho de 1,19 petaflop. Tsubame é a única máquina japonesa no Top10 do ranking.

Com 42 sistemas, a China é o segundo país em número de máquinas listadas no Top500. Os Estados Unidos continuam contudo na liderança no que diz respeito a este índice, sendo detentores de 275 dos computadores mais rápidos do mundo.