Que as impressoras 3D vão revolucionar vários segmentos da indústria mundial, poucos duvidam. Mas que acontecesse tão rápido, talvez poucos adivinhassem. A tecnológica 3D Systems e a Hershey's, empresa que fabrica chocolates, anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma máquina que imprime chocolates nos mais variados formatos e na hora.

Mas porquê o chocolate? De acordo com a 3D Systems, o ingrediente e o conceito de uma máquina que imprime algo que se pode comer vão ajudar a que o segmento das impressoras 3D fique mais convencional - o que afetará diretamente o restante negócio da empresa, que já vende as "tradicionais" impressoras 3D.

Já do lado da Hershey's a parceria é vista como uma nova forma de distribuir os produtos que comercializa. O responsável pela área de investigação da empresa de chocolates, William Papa, admitiu que esta é uma forma de a empresa se manter na vanguarda, acompanhando as novas tendências.

Até agora apenas a parceria entre as empresas foi anunciada, não se sabendo quando a impressora vai ficar disponível e quanto pode vir a custar. Também ainda não é certo o modelo de comercialização, isto é, se a impressora só estará disponível para acesso do público em determinadas lojas ou se terá uma versão de se ter em casa.

De acordo com o The Telegraph o projeto pode ser mais difícil de concretizar do que aparenta à partida - tendo em conta a experiência das duas empresas -, porque o chocolate é um material difícil de imprimir devido à temperatura que a máquina deve atingir e devido ao nível de viscosidade que o ingrediente precisa de ter.

O conceito da 3D Systems e da Hershey's no entanto não é de todo revolucionário. No Reino Unido a empresa Choc Edge já tem uma máquina que imprime chocolate.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico