Chrome Remote Desktop é o nome da nova aplicação para o Chrome que vai permitir aos utilizadores do browser da Google acederem remotamente ao ambiente de trabalho de outros computadores.

A novidade, que está acessível para download gratuito através da loja de aplicações para o navegador, funciona com uma alternativa, baseada na Web, aos tradicionais programas para controlo remoto de desktop, associados ao sistema operativo usado nas máquinas.

Ainda em versão beta, a solução - que a julgar pelos primeiros comentários de utilizadores, estará a sair-se bem - pode revelar-se útil para administradores de TI que tenham de aceder a PCs de funcionários, utilizadores a monitorizar máquinas de terceiros ou utilizadores que precisem de aceder ao seu computador noutro local, por exemplo.

Os utilizadores do Chrome que queiram experimentar a novidade precisam de descarregar a aplicação e instalá-la, sendo gerado um código que fornece o acesso ao ambiente de trabalho do computador onde fizeram a instalação.

Depois pode guardá-lo e/ou fornecê-lo àqueles com quem quiser partilhar a máquina - que também precisam de ter o Chrome e a app instalados.

[caption]Chrome Remote Desktop. Imagem Google[/caption]

[caption]Chrome Remote Desktop. Imagem Google[/caption]

[caption]Chrome Remote Desktop. Imagem Google[/caption]

A disponibilização aconteceu esta sexta-feira após meses de trabalho da Google, que afirma que o "Chrome Remote Desktop BETA representa a primeira implementação de uma funcionalidade que vai permitir aos utilizadores aceder remotamente a outros computadores através do browser ou do de um Chromebook".

A empresa realçou ainda o facto de esta ser uma solução totalmente multiplataforma, na medida em que permite ligar dois computadores desde que tenham o browser da Google instalado, seja o sistema operativo Windows, Linux, Mac ou o Chrome OS (presente nos Chromebooks).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.