Para assinalar o primeiro Dia Mundial da Sociedade da Informação, recentemente definido na Cimeira da Sociedade da Informação, a FCCN e a UMIC realizam amanhã uma conferência subordinada ao tema "Promover a Cibersegurança Mundial" onde serão apresentadas diversas iniciativas ligadas à segurança da Internet em Portugal. O destaque da conferência vai para a criação de uma Plataforma Nacional Anti-Spam que está a ser promovida com os ISPs portugueses.

Esta plataforma está a ser desenvolvida na FCCN mas conta com os vários fornecedores de serviços de acesso à Internet que participam no desenvolvimento de um sistema que possa ser usado de forma colaborativa para combater a proliferação de mensagens de correio electrónico não solicitadas.

Na conferência, que se inicia às 15 horas no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, terá ainda lugar a apresentação do trabalho desenvolvido no CERT.PT, a equipa portuguesa de resposta a emergências de segurança informática. Esta equipa que funciona na FCCN é actualmente a única acreditada pelo Centro de Coordenação de CERT - Computer Emergency Response Team da Universidade de Carnegie Mellon dos EUA, mas o objectivo é permitir a criação de novos centros em Portugal, promovendo a formação de especialistas nesta área.

O evento conta com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e é integrado na iniciativa Ligar Portugal, que faz parte do Plano Tecnológico do Governo. A entrada é livre e o programa completo pode ser consultado no site da UMIC (em pdf).

Paralelamente decorrem na Fundação Portuguesa das Comunicações as comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações, onde a Cibersegurança é igualmente o tema de destaque. As comemorações incluem uma conferência alusiva ao tema "Estórias da Evolução do Computador", pelo Professor Doutor Fernandes de Almeida. Serão ainda inauguradas várias exposições, entre as quais "Do bit ao Terabyte" e "Espaço Multimédia".

Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga