Depois de ter sido suspenso em 2001, o Concurso Nacional de Projectos volta a aceitar propostas que visem promover o ensino experimental das ciências, envolvendo as comunidades científicas e educativas. A iniciativa é da Ciência Viva, sendo os projectos financiados pelas verbas inscritas no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nas candidaturas ao concurso serão privilegiadas as instituições de ensino, nomeadamente as escolas do ensino básico e secundário, instituições de investigação científica, instituições do ensino superior universitário e politécnico do continente e das Regiões Autónomas e ainda as autarquias, museus e centros de ciência.

As candidaturas serão analisadas por uma comissão de avaliação, que poderá propor a reestruturação ou articulação das propostas, sempre que a sua complexidade ou dimensão o justificar. O programa é ainda acompanhado por especialistas de vários países europeus.

Os projectos aprovados serão financiados a partir do próximo ano com verbas do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, designadamente através do Programa Operacional Ciência e Inovação, co-financiado pelo FEDER .

As candidaturas devem ser apresentadas electronicamente até às 24 horas do dia 16 de Dezembro de 2005 e só em casos excepcionais poderão ser aceites por via postal, devendo a data de entrega ser comprovada através do carimbo do correio.

Recorde-se que nas edições anteriores do concurso participaram cerca de 600 mil alunos e mais de 3 mil projectos foram aprovados e financiados.

Notícias Relacionadas:
2005-10-19 - Governo estuda projecto para a disponibilização de conteúdos médicos online
2005-10-18 -Orçamento para 2006 aumenta verbas para Investigação e Inovação mas reduz na Sociedade da Informação

2005-07-25 - Pavilhão do Conhecimento celebra seis anos de existência


2005-03-18 - Programa de Governo aposta nas novas tecnologias para desenvolvimento económico