Setenta investigadores portugueses vão aprender a programar computadores que conseguem realizar triliões de cálculos por segundo. A iniciativa envolve o Texas Advanced Computer Center (TAAC), um dos mais conceituados Centros do mundo na área da computação avançada, e a Nvidia, conhecida pelas suas placas gráficas.

O "curso" vai decorrer nos próximos dias 6, 7 e 8 de Julho, no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC), e é organizado em parceria com o COLAB, organismo que gere o protocolo celebrado entre o Governo português e a Universidade do Texas-Austin.

Com a iniciativa pretende-se que os cientistas portugueses abrangidos adquiram conhecimentos avançados em técnicas de programação de supercomputadores baseados em GPUs.

"Esse conhecimento é essencial em várias áreas da ciência computacional e a adesão dos investigadores nacionais é muito positiva", afirma o responsável pela organização do curso intensivo em Supercomputação Avançada, Luís Moura e Silva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
http://www.uc.pt/fctuc/dei/gpu2011

Como desenhar uma GPU ou como desenvolver algoritmos paralelos em CUDA - a arquitectura de computação da Nvidia -, serão alguns dos temas das sessões ministradas pelos especialistas do TAAC e da fabricante.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.