
Por Santiago Méndez (*)
Na última década, assistimos a uma corrida para a cloud pública. No entanto, as organizações estão a perceber que nem todos os ambientes e workloads de IT são compatíveis. Na verdade, muitas empresas estão a concluir que o futuro dos seus workloads empresariais reside na cloud privada.
De acordo com o Barclays CIO Survey 2024, 83% das empresas planeiam voltar a migrar os workloads para a cloud privada. Esta mudança deve-se às exigências de privacidade e soberania dos dados, custos e desafios de complexidade. Embora pareça uma inversão da tendência para a cloud pública, na realidade, as empresas estão agora mais conscientes do papel que esta deve desempenhar.
A cloud pública é ideal para situações que exijam elasticidade da procura e workloads elevados, mas quando é necessária a customização de um ambiente altamente visível, controlado e seguro, que também impulsione a inovação empresarial, a cloud privada é a solução certa.
Saber por onde começar
As empresas parecem estar a adotar uma abordagem híbrida para obter o melhor dos dois mundos na sua infraestrutura de IT, mas não significa que estejam dispostas a comprometer-se. Esperam que os seus ambientes de cloud privada proporcionem uma infraestrutura de IT moderna, uma experiência cloud para os programadores e uma segurança e resiliência robustas. E, claro, também querem soluções que reduzam o custo total de propriedade.
Para atingir estes objetivos, as empresas precisam de parceiros experientes, com conhecimento aprofundado em plataformas de cloud privada de referência, e que possam simplificar ambientes de IT complexos, tornando-os eficientes e adequados aos seus propósitos.
Muitas organizações têm infraestruturas de computação, armazenamento e rede em silos, o que cria oportunidades significativas de otimização. Por natureza, os silos não funcionam em conjunto, tornando os processos das organizações mais lentos. Não é incomum que um programador solicite uma máquina virtual e tenha de esperar semanas para a obter, atrasando significativamente a capacidade de inovação e crescimento do negócio.
Ao virtualizar todo o ambiente de IT, as plataformas modernas de cloud privada eliminam esta complexidade, permitindo a implementação de microsserviços internos, semelhantes aos da cloud pública, facilitando o trabalho das equipas de IT na gestão de serviços cloud com elevada eficiência.
Fazer as perguntas certas
Para aqueles que pretendem ajudar os clientes a otimizar os seus ambientes híbridos, há várias questões a considerar: se estão a enfrentar dificuldades na gestão de múltiplos silos de aplicações; se estão a ser pressionados a aumentar o retorno sobre o investimento com orçamentos existentes ou reduzidos; ou se precisam de expandir a capacidade para workloads existentes ou novos, especialmente em casos de uso de machine learning e AI (Inteligência Artificial).
Ao compreender os objetivos do cliente, os parceiros possuem um vasto leque de serviços e suporte para desenvolver soluções cloud personalizadas e impulsionar o sucesso empresarial. Estes serviços avançados e profissionais desempenham um papel crucial ao ajudar as organizações a navegar na encruzilhada em que se encontram. Assim, colmatam-se lacunas de conhecimento e complementam-se as equipas internas, para quem possuir este conhecimento técnico de gestão de ambientes multi-cloud é praticamente impossível e incomportável.
Entre estes serviços incluem-se avaliações de preparação da cloud, que identificam desafios de migração e estabelecem um plano detalhado, e serviços de automação da cloud, que permitem às equipas de IT uma gestão simplificada da implementação e do ciclo de vida das máquinas virtuais. Estas soluções não são apenas fundamentais para garantir o sucesso dos clientes, mas também para aumentar o valor que os parceiros oferecem, fortalecendo as relações comerciais e impulsionando o crescimento.
Deixar o legado para trás
A transição para infraestruturas modernas de cloud híbrida está apenas a ser acelerada pela adoção generalizada da IA nas empresas. Seja na geração de código, centros de contacto ou a otimização das operações de IT, as organizações necessitam de plataformas cloud que suportem as mais recentes tecnologias de GPU, garantindo simultaneamente a segurança e privacidade dos dados, mitigando riscos como a fuga de propriedade intelectual. As infraestruturas antigas são um entrave a este progresso, desviando o foco da inovação para a gestão operacional e a manutenção de sistemas desatualizados.
No processo de avaliação das necessidades de cloud pública, privada e híbrida, as empresas devem contar com a orientação especializada dos parceiros para tirar partido de soluções modernas, preparadas para a IA, enquanto melhoram a segurança e reduzem custos e complexidade.
O futuro das empresas é privado: cloud privada, IA privada e dados privados. Ao ajudarem as organizações a abandonar infraestruturas antigas de computação, armazenamento e rede em silos e a migrar para plataformas cloud modernas, os parceiros reforçam o seu papel como facilitadores essenciais da transformação tecnológica e do sucesso empresarial.
(*) Advanced Solutions Vice President da TD SYNNEX Iberia
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
InstaCharts: uma ferramenta online para criar visualizações de dados instantâneas -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários