A CipherTrust disponibilizou no seu site oficial o ZombieMeter, um medidor que actualiza de hora em hora estatísticas sobre redes "zombies" existentes na Internet no sentido de manter informação sobre a actividade de computadores que se tenham transformado numa máquina de envio de spam.

Estes computadores normalmente estão ligado à Internet e não possuem qualquer software de segurança para protecção de worms ou vírus, pelo que são presas fáceis para hackers que os transformam em máquinas de envio de spam e mensagens de phishing.

A quantidade de PCs infectados tornou-se num problema sério que motivou já uma atitude mais activa da Comissão de Comércio norte americana (FTC) que lançou na semana passada a "Operation Spam Zombies" para ajudar os utilizadores a limpar os sistemas e tomar as devidas precauções para que não voltem a ter o computador infectado.

A CipherTrust publicou recentemente os dados recebidos pelo seu sistema de segurança de emails IronMail, indicando que diariamente surgem cerca de 172 mil novos casos de computadores infectados.

Deste total, a União Europeia assume-se como uma das regiões que contém mais computadores "zombies", somando uma percentagem de 26 por cento. Os três países com maior taxa de infecção são a Alemanha, a França (com seis por cento cada) e o Reino Unido com três por cento. Mais 20 por cento dos casos encontram-se nos Estados Unidos, 15 por cento na China e 10 por cento na Coreia do Sul.

A CipherTrust afirma que o medidor permite identificar padrões de ataque, tal como prever uma ameaça de maior risco antes que ela se venha a concretizar.

Notícias Relacionadas:

2005-05-25 - Campanha contra spam junta autoridades e ISPs de vários países

2005-03-28 - Aliança junta Estados Unidos e Grã-Bretanha no combate ao spam

2005-02-28 - Spam lidera recurso à Anacom na área do comércio electrónico