Portugal soma actualmente 160 Cisco Networking Academy. As estruturas são desenvolvidas em parcerias com escolas e têm como objectivo fomentar os conhecimentos na área das redes empresariais. As escolas podem ser universidades, escolas secundárias ou outras instituições ligadas à educação. Em Portugal a academia mais recente é no Instituto Superior Técnico.



Na nota de imprensa em que faz o balanço de 10 anos da iniciativa, revelando o número de academias já existentes, a Cisco também recorda que, de acordo com o memorando de entendimento assinado com o Governo em 2008, está prevista a abertura de um número total de 400 academias, objectivo que se mantém.



"Esta aposta deve-se à falta de candidatos qualificados em TIC (tecnologias de informação e comunicação) com conhecimento e capacidade especializados necessários a garantir o bom desempenho das empresas em termos de vulnerabilidades, segurança e gestão de dispositivos tecnológicos", adianta uma nota de imprensa.



Uma das ofertas mais recentes das Networking Academy é o curso CCNA Security dirigido à especialização em gestão de risco e à segurança, disponível nas instituições que acolhem a estrutura.



Internacionalmente as academias Cisco estão em 165 países e alcançam uma população de 900 mil estudantes. As primeiras nasceram em 1997, misturando formação com experimentação em laboratórios práticos.