A Cisco celebrou uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EDP e o Ministério da Educação que tem como objectivo desenvolver na capital projectos pilotos na área da eficiência energética.



O projecto insere-se na iniciativa Clinton Global Initiative e é aplicável a outras cidades mundiais, onde são desenvolvidos conceitos e iniciativas em diversas áreas relevantes para a minimização do desperdício de energia e consequente impacto negativo no ambiente.



O acordo agora firmado invoca algumas das medidas a aplicar no contexto da iniciativa, denominada Connected Urban Development, cujo objectivo passa por mostrar até que ponto as Tecnologias de Informação podem ter um impacto positivo no que se refere à melhoria da eficiência energética e redução das emissões de dióxido de carbono em centros urbanos.



Para isso serão feitas abordagens integradas à produção e gestão de energia, "envolvendo uma rede de edifícios de escritórios do sector público e escolas, espalhadas pela cidade", explica a Cisco.



Juntamente com Lisboa, outras cidades europeias foram escolhidas para acolher a segunda fase do Connected Urban Development, nomeadamente Hamburgo, Madrid e Birmingham, que se juntam, assim, às pioneiras São Francisco, Seoul e Amesterdão.



Notícias Relacionadas:

2007-11-15 - UE recolhe 2,2 milhões de toneladas de lixo electrónico anualmente