A Cisco e a Microsoft anunciaram ontem estarem a trabalhar num aprofundamento da integração das suas tecnologias de segurança, promovendo a normalização e a interopeabilidade com o objectivo de garantir aos seus clientes uma maior protecção contra as crescentes ameaças de software malicioso.



O acordo alarga outras iniciativas conjuntas entre as duas empresas e mais uma vez destina-se à tecnologia de redes de comunicações dentro das empresas e ligação à Internet. O propósito de desenvolver uma maior interoperabilidade e apostar na normalização poderá trazer ganhos que se estendem para além dos produtos e equipamentos das duas empresas, garantindo um eco sistema mais seguro.



As duas empresas vão partilhar informação para melhorar a compatibilidade entre o Cisco Network Admissions Control (NAC) e o Microsoft Network Access Protection (NAP). A interoperabilidade entre as duas arquitecturas surgirá numa segunda fase à medida que as soluções evoluem, explicam as companhias em comunicado.



Esta aproximação coordenada deverá permitir aos clientes integrarem funcionalidades de segurança da infra-estrutura de redes da Cisco com as do sistema Windows, garantindo a opção por diferentes componentes mas a sua utilização como solução coordenada.



A Cisco mantém já acordos semelhantes com várias empresas e ainda na semana passada comunicou uma aliança com a IBM para a linha de software Tivoli. A empresa de soluçõe e equipamentos de rede também trabalha com a Microsoft em várias áreas de segurança, nomeadamente nas redes privadas virtuais (VPNs) e redes wireless. Outras áreas de mercado são também abordadas de forma integrada, como as arquitecturas de data center, telefonia IP, IPv6, redes domésticas e produtos e soluções para as pequenas e médias empresas.

Notícias Relacionadas:

2004-05-18 - Cisco e IBM aliam-se no desenvolvimento de soluções de Voz sobre IP

2003-12-09 - Cisco junta-se a empresas de segurança para combater ataques às redes empresariais

2003-11-11 - Cisco Systems avança com solução de telefonia IP para PMEs