No final desta segunda-feira em 12 comarcas o CITIUS já estaria a funcionar a 100%. Esta terça-feira o processo de recuperação do sistema informática continua e deve chegar a 14 comarcas, disse ao Diário de Notícias Rui Mateus Pereira, presidente do Instituto de Gestão Financeira e Infraestruturas da Justiça (IGFEJ).



O responsável assegurou que hoje estarão disponíveis no CITIUS dois milhões de processos. As comarcas do Porto Este e de Setúbal juntam-se ao leque de tribunais que recuperam o acesso ao sistema informático.



A par destas as comarcas onde o CITIUS já estava acessível são Açores, Madeira, Beja, Évora, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança, Viana do Castelo e Lisboa Oeste.


O sistema deixou de funcionar depois da migração de 3,5 milhões de processos, no âmbito da reforma do mapa judiciário, que concentrou em 23 grandes comarcas a atividades dos tribunais.


O novo mapa entrou em vigor a 1 de setembro e os problemas no acesso ao sistema informático, que é usado por magistrados, funcionários judiciais e advogados, tem-se mantido desde então.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.