Os projetos foram escolhidos no âmbito da primeira edição do concurso para financiamento de iniciativas empreendedoras de investigação do programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.



Entre os projetos selecionados três visam aplicações na área da saúde, dois relacionam-se com a gestão e políticas de inovação tecnológica e de industrialização e uma outra "propõe um novo paradigma de comunicação entre dispositivos móveis", explica numa nota de imprensa João Claro, diretor do programa.



O valor a aplicar nos projetos será investido num período de quatro anos. As seis iniciativas selecionadas foram escolhidas a partir dos 21 projetos candidatos. Envolvem mais de 30 instituições nacionais, entre universidades, centros de investigação e empresas.


Abaixo pode ver o nome de cada projeto:




  • "AHA: Assistência Humana Aumentada"

  • "Dinâmicas de inovação em aeronáutica e na Embraer em Évora: Uma plataforma distributiva para iniciativas empresariais, emprego e desenvolvimento de capacidades"

  • "INSIDE: Sistemas Inteligentes de Robôs em Rede para Interação Simbiótica com Crianças com Atrasos de Desenvolvimento"

  • "Hyrax: Crowd-Sourcing de Dispositivos Móveis para o Desenvolvimento de Edge-Clouds"

  • "TEIPL: Laboratório de Empreendedorismo, Tecnologia e Política de Inovação"

  • "VR2Market: Desenvolvimento dum Produto para Monitorização Móvel e Vestível da Saúde de Profissionais de Primeira Resposta e de outras Profissões de Risco"

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.