Depois de ter disponibilizado no início deste mês a release candidate do Exchange Server 2003, a Microsoft comunicou ontem ter já enviado para produção o código do novo software servidor de messaging. O Exchange Server 2003, conhecido pelo nome de código Titanium, deverá ser disponibilizado para licenciamento de volume ainda este Verão, enquanto se espera que esteja à venda no último trimestre do ano.




De acordo com informação disponibilizada à imprensa, a Microsoft afirma que esta nova versão do Exchange é a mais fiável e segura de sempre, garantindo melhorias na produtividade, gestão e segurança. Em combinação com o Outlook 2003, o Exchange 2003 deverá assegurar uma gestão de calendário e correio electrónico mais simples, assim como uma sincronização mais fácil e melhor integração com a Internet. O Outlook Web Access foi redesenhado para garantir o acesso ao Exchange através da maioria dos browsers Web. O novo servidor de messaging permite ainda a sincronização com equipamentos Pocket PC, quer sejam PDAs, Smartphones ou telemóveis.



Para além de afirmar que o Exchange Server 2003 tem condições para reduzir o custo total de posse do servidor, o Total Cost of Ownership (TCO), a Microsoft anunciou que os preços de licenciamento do novo Exchange se mantêm equivalentes aos do Exchange 2000. A empresa comunicou ainda a existência de novas opções de licenciamento que pretendem responder às necessidades de clientes que necessitam de serviços de email e calendário mais baratos para um conjunto mais alargado de utilizadores dentro da empresa. Estas novas opções podem ser consultadas neste site e incluem a possibilidade dos utilizadores terem acesso ilimitado ao Exchange Server a partir de diferentes dispositivos, sem ser necessário ter uma licença para cada equipamento.




O Exchange Server 2003 está disponível em duas versões, a Standard e a Enterprise. A primeira foi desenhada para as pequenas e médias empresas, enquanto a versão Enterprise se destina a grandes organizações com outras exigências em termos de implementação e escalabilidade. Pela primeira vez a Standard Edition dispensa a utilização de software cliente de correio electrónico, podendo ser utilizada com o Outlook Web Access.




Uma versão de avaliação do novo Exchange Server pode descarregada a partir do site da Microsoft, estando activa durante 120 dias.

Notícias Relacionadas:

2003-06-23 - Microsoft altera nome de Pocket PC para Windows Mobile