
A empresa portuguesa Coimbra Genomics criou uma plataforma, a ELSIE, que permite que os profissionais de saúde tomem decisões clínicas com base no perfil genético do paciente. Quer isto dizer que esta solução ajuda a detalhar de forma mais precisa quais as causas da doença e quais os tratamentos certos, nas doses certas.
Pelo conceito inovador que a solução portuguesa apresenta, a Coimbra Genomics conquistou o segundo lugar no EU SME eHealth Competition, um concurso europeu de soluções eletrónicas para os cuidados de saúde e no qual participaram mais de 110 empresas.
“É um prémio relevante com um selo de qualidade elevado. É um atestado de credibilidade, o que é muito importante para uma tecnologia inovadora”, disse um dos fundadores da empresa, Nuno Arantes-Oliveira, em conversa com o TeK. Sobre uma acrescida responsabilidade que a distinção pode trazer, o porta-voz da empresa salientou que “a responsabilidade já faz parte do dia a dia”.
E apesar de a descodificação do genoma de cada pessoa poder parecer um cenário caro, a verdade é que atualmente já é possível obter a sequência genética integral por um valor a rondar os mil euros. Se for só a descodificação do exoma - uma das partes mais importantes do código para a área da saúde -, então o preço pode ser ainda mais reduzido.
Nuno Arantes-Oliveira explicou que os preços de sequenciação têm vindo a diminuir e que essa é uma tendência que vai manter-se nos próximos anos. Apesar de reconhecer que em Portugal ainda existe um caminho a percorrer neste sentido, a realidade já é mais avançada noutros países.
Por esse motivo a solução ELSIE tem estado a ser negociada com várias entidades internacionais, sem que o executivo da Coimbra Genomics avançasse nomes específicos. Mas deu o exemplo de que durante a estadia na Letónia, onde decorreu o concurso de eHealth, falou com empresas da área da saúde, farmacêuticas e até tecnológicas.
[caption][/caption]
“Estamos numa fase muito avançada da negociação com parceiros estrangeiros”, disse o elemento da empresa portuguesa, acrescentando ainda que estão a trabalhar com entidades estrangeiras para a implementação do software a nível regional e nacional.
A Google por exemplo, já revelou planos para encontrar o ser humano com a saúde perfeita, estando a explorar também a área do genoma humano para criar uma medicina preventiva.
Sobre o crescente interesse das tecnológicas e de outras grandes empresas do sector da saúde em ferramentas como a ELSIE, Nuno Arantes-Oliveira não fecha a porta a possíveis aquisições, desde que tragam “o melhor para a saúde das pessoas e para o interesse dos acionistas”.
Agora que a solução está criada e o interesse de várias entidades captado, a Coimbra Genomics só precisa de ultrapassar as burocracias ligadas à regulamentação e aprovação da sua plataforma. Algo que também está a ser tratado em Portugal.
Apesar de ainda não estar a ser usado em ambiente real, o software ELSIE está, por exemplo, a ser testado por médicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
BAFTA perguntou aos internautas quais eram os videojogos mais influentes de sempre. Resposta surpreende -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Esta extensão do Chrome adiciona jogos clássicos no browser para os momentos de pausa -
How to TEK
Como aceder a todas as informações que tem registadas no Facebook?
Comentários