
Um projeto de investigação realizado na Universidade Coimbra, que aplica a lógica de funcionamento das colónias de formigas para desenhar um sistema informático, recebeu uma distinção internacional. A solução baseia-se na computação evolucionária, inspirada em sistemas biológicos para desenvolver métodos de otimização, uma técnica criada por um investigador italiano em 1990.
A equipa de investigadores de Coimbra baseou-se nos conceitos desenvolvidos pelo italiano para desenvolver uma solução informática capaz de recriar e adaptar de forma automática métodos de otimização e com isso conseguir uma resposta mais eficaz à distribuição do tráfego na Internet.
O trabalho suportado em técnicas de otimização baseadas em colónias de formigas, realizado pelos investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), foi distinguido com o Best Paper Award.
Recebeu o prémio para o melhor artigo científico apresentado na conferência EuroGP-2012 (15th European Conference on Genetic Programming), a "conferência de topo mundial na área da Programação Genética", garante a Universidade de Coimbra, que divulga a distinção numa nota à imprensa.
O projeto de investigação português premiado é coordenado por Jorge Tavares e Francisco Baptista Pereira que explica o recurso ao sistema de organização das formigas.
"Perante os mais diversos obstáculos, as formigas organizam-se de tal forma que encontram sempre o caminho mais curto entre a comida e o seu formigueiro. Estes princípios biológicos dão-nos pistas para desenvolver métodos que consigam ligar vários pontos para alcançar o trajeto mais rápido".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários