http://imgs.sapo.pt/gfx/88878.gif
Flexibilidade, poupança de espaço e conceitos de design revolucionários estiveram novamente por trás da apresentação da visão da Intel e da Hewlett-Packard para o computador pessoal do futuro. Tal como no ano passado, as empresas mostraram na Comdex o que consideram ser o computador ideal para os próximos anos, mas este conceito só passará à prática se os clientes mostrarem interesse.


O Concept PC 2001 está integrado na Ease of Use Initiative da Intel, que inclui também o conceito IAPC (Instantly Available PC) baseado no principio do acesso instantâneo Às funcionalidades do computador e na melhor gestão de energia. Uma ideia já defendida desde 1998 pela Microsoft e a Intel de criar um PC mais fácil de utilizar, o Easy PC.



O protótipo agora mostrado faz parte de uma longa galeria de modelos possíveis e desejáveis para utilização como computador pessoal num futuro próximo. Usando uma plataforma baseada no processador Pentium 4, o Concept PC 2001 parte de uma caixa selada que mede 10x30x36 centimetros, acompanhada de um ecrã plano de 18 polegadas e um teclado e rato sem fios que usam a tecnologia Bluetooth. Integrados estão já uma câmara de vídeo digital (webcam), altifalantes, conectividade através de portas USB, um leitor-gravador de CDs.



A separação dos elementos é conseguida pela utilização da tecnologia de comunicação sem fios Bluetooth e as duas empresas garantem que o facto da caixa principal estar selada assegura uma maior facilidade de controle por parte dos gestores de sistemas de uma empresa ao mesmo tempo que não retira qualquer potencialidade de expansão das funcionalidades, já que as várias portas USB - que já utilizam a norma USB 2.0 - permitem a ligação de vários dispositivos externos.



Em comunicado, as duas empresas realçam que os protótipos que fazem parte do Concept PC 2001 mostram apenas "as possibilidades futuras da computação para os computadores pessoais e não são um produto para venda". Mas, Eric Chaniot, responsável pelo marketing da divisão de computadores empresariais da HP salienta que as tecnologia e ideias usadas neste protótipo serão úteis no desenvolvimento de computadores pessoais das várias linhas da empresa.

Notícias Relacionadas:

2000-11-15 - Comdex Fall/2000 - Intel e HP desenvolvem "PC do século XXI"

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.