A Comissão de Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) já reagiu à notícia que dá conta de um ataque ao sistema informático da entidade. Em comunicado o secretariado admite ter havido um "acesso indevido" e também confirma que podem ter sido roubados ficheiros.

A reação chega depois de uma auditoria técnica feita ao sistema informático, feita juntamente com a empresa que presta assessoria sobre a plataforma.

"Dessa avaliação concluiu-se, para já, que poderá ter havido um acesso indevido à sua aplicação, que poderá ter permitido a visualização e eventual cópia/reprodução de documentos digitalizados nela arquivados", lê-se na mensagem.

No entanto também fica saliente a ideia de que "feitas as adequadas avaliações técnicas, não se confirma que tenha sido conseguido o acesso aos registos informáticos individuais dos jornalistas".

Numa explicação mais detalhada é dito que "o username e a password divulgados não existiam na base de dados da CCPJ, tendo sido criados pelos indiciados suspeitos. Esses elementos, a par da lista de usernames, passwords e emails divulgada, já devidamente testada pela CCPJ, não permitem o acesso à aplicação informática".

Agora a CCPJ vai avançar com uma queixa junto do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, seguindo o procedimento já feito anteriormente, após um outro ataque do qual foi vítima. Este terá sido portanto o segundo ataque num curto espaço de tempo.

No comunicado enviado à imprensa é ainda dito que a segurança do sistema informático já foi reforçada, mas este será um trabalho que continuará a decorrer ao longo dos próximos dias. A plataforma do CCPJ pode assim sofrer problemas de utilização no futuro próximo.

Recorda-se que vários piratas informáticos do coletivo Anonymous Portugal reivindicam o ataque, o que resultou na publicação de alegados dados privados de 300 jornalistas e na disponibilização online de milhares de ficheiros da comissão que gere as carteiras profissionais dos jornalistas em Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.