A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) refere que o número de comunidades Open Source tem acompanhado a crescente popularidade dos sistemas de software aberto (OSS), mas segundo pesquisas realizadas, o sector público tem demonstrado problemas de sustentabilidade.

Nesse sentido, a Comissão Europeia está a realizar um inquérito sobre o desenvolvimento de comunidades sustentáveis de OSS no sector Público, que poderá servir de base à construção de guidelines de dinamização e sustentabilidade.

Estas guidelines poderão servir como ferramenta prática para utilização em qualquer comunidade do setor público ou entusiastas em geral na criação de soluções e sustentabilidade. Segundo a ESOP, o inquérito surge no evento realizado pela Comissão Europeia dedicado ao tema, que decorreu em novembro, com o nome Open Source Beyond 2020 – Powering a Digital Europe.

No evento estiveram dois oradores portugueses que contribuíram com o seu conhecimento ao longo de 13 temas debatidos. Paulo Ribeiro da Linkare integrou dois painéis, um dedicado a "Lowering the barriers for SMEs to provide their open source services to the public sector" e um outro sob o tema "Support and operational threads of Open Source in public services" onde foi debatido propostas para a criação de um novo enquadramento legal dedicado à contratação pública de TIC, através da adoção de Normas Abertas.

O segundo português presente foi Raul Oliveira da IPBRICK, participante no painel “Knowledge transfer” onde foi debatida a importância da partilha de conhecimentos, melhores práticas no desenvolvimento, proteção, manutenção e oferta de soluções Open Source.

Segundo refere no comunicado, a ESOP acredita que há um compromisso da Comissão Europeia na adoção e promoção do OSS, e que este pode ter um papel no desenvolvimento da Europa Digital.

O inquérito está disponível para consulta no seguinte endereço. E tem como objetivo ouvir a opinião de todos os developers, designers, líderes e gestores de projetos e testers, entre outros membros da comunidade OSS no setor público.