O esquema foi detetado por um investigador, que ao longo dos últimos dois anos identificou vários exemplos de artigos criados por um programa de computador, mas que acabaram por ser publicados como conteúdo legítimo, escapando aos mecanismos de revisão e avaliação deste tipo de artigos.



O SCIgen é um programa que está disponível online, à mão de qualquer utilizador, e que permite criar de forma automática artigos com linguagem, gráficos e conteúdo ilustrativo de teor cientifico. Foi criado em 2005 por investigadores do MIT e tem sido usado desde então.



Os artigos em questão resultam das atas de várias conferências na área da informática e computação, a maioria realizadas na China. Os eventos serviam para apresentados novos projetos de investigação e resultados dos projetos que envolviam os cientistas participantes. Os falsos autores dos artigos são, na maior parte dos casos, chineses.


A Springer terá publicado 16 artigos produzidos pelo programa informático. O Institute of Electrical and Electronic Engineers mais de 100, na centena de revistas que edita. A Springer já anunciou que está a remover os conteúdos ilegítimos.

Cyril Labbé, o cientista que denunciou o caso condena os pseudo autores mas também o critério das revistas cientificas e do sistema de revisão dos artigos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico