
O modelo é o primeiro computador desktop da Framework e conta com dimensões particularmente compactas, como é possível ver nas imagens partilhadas pela marca, que o permitem enquadrar na categoria dos mini PCs.
De acordo com a Framework, o computador foi concebido para apelar aos utilizadores que procuram um modelo preparado para um elevado nível de desempenho num formato compacto, que possa ser facilmente personalizado com novos componentes e que tenha capacidades de IA.
Clique nas imagens para ver o Framework Desktop com mais detalhe
O modelo apresenta-se também como uma proposta alternativa mais "em conta" a outros computadores do género, como o Mac Studio da Apple ou o DIGITS da Nvidia, descrito como o mais pequeno supercomputador de IA da gigante norte-americana.
O Framework Desktop chega em duas versões, ambas com processadores da AMD. A primeira está equipada com o processador Ryzen AI Max 385 de 8 núcleos e 16 threads. A segunda conta com a versão Max+ do mesmo processador, que tem 16 núcleos e 32 threads.
Em ambos os casos há uma GPU integrada, a Radeon 8060S, assim como uma NPU, isto é, uma unidade de processamento neural, com capacidade de 50 TOPS. No que toca à memória, o Framework Desktop chega com opções de 32 GB, 64 GB e 128 GB.
Por fora, a estrutura do computador conta com componentes fabricados em alumínio e plástico reciclado. É também possível personalizar o painel frontal do Framework Desktop, que tem espaço para que os utilizadores disponham até 21 pequenos “tijolos” coloridos numa disposição à sua escolha.
O computador já pode ser pré-encomendado através do website da Framework, com preços a começarem nos 1,309 euros. Segundo a marca, as primeiras encomendas deverão chegar no terceiro trimestre do ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Neo Gamma: há mais um robot humanoide candidato a empregado doméstico -
App do dia
Capte fotografias a preto e branco como um “pro” com a Hypocam -
Site do dia
Nova ferramenta de inteligência artificial “Spell” gera mundos 3D em minutos -
How to TEK
Não quer o Copilot no Windows 365 Pessoal e Familiar? Saiba como desativar as opções
Comentários