A fabricante de computadores portáteis modulares Framework anunciou melhorias no modelo Framework 13. Além dos mais recentes processadores Intel Core Ultra Series 1, o laptop pode ser equipado com um ecrã de 13,5 polegadas e resolução máxima de 2880x1920, contando com uma taxa de atualização de 120 Hz, com maior foco no gaming. Em alternativa, pode escolher o processador AMD Ryzen 7040 Series nas edições DYI.

De recordar que a Framework lançou o seu primeiro portátil modular em 2021. Os modelos ainda não são comercializados em Portugal, mas podem ser encomendados em Espanha. A empresa tem atualizado os módulos do portátil, tendo como base o feedback dos utilizadores e comentários nos meios. Já a nova versão é ideal para Linux, caso opte por não instalar o Windows 11. O seu software foi renovado com novas versões de firmware e controladores.

Os modelos com processadores Intel Core Ultra Series 1 suportam até 96 GB de RAM DDR5, o que significa mais potência, eficiência e duração da bateria.

Veja na galeria imagens de várias componentes disponíveis

O laptop inclui uma webcam de 9,2MP com sensor Omnivision, gravando vídeo até 1080p, que a empresa diz ser eficaz especialmente em condições de pouca luz, tendo inspirado nas câmaras modernas dos smartphones. A Framework também introduziu microfones de baixo ruído para maior clareza de áudio.

O portátil modular incluí novas placas de expansão e módulos de sistemas. As alternativas incluem placas de expansão USB-C com quatro novas cores ou cartões SD para armazenamento em flash.

Framework: haverá futuro para o conceito “ecológico” de computadores modulares?
Framework: haverá futuro para o conceito “ecológico” de computadores modulares?
Ver artigo

Desde o lançamento da primeira versão do Framework, a startup afirma que ficou surpreendida com a velocidade de adesão dos gestores de TI que pediram “computadores mais duradouros e reparáveis para as empresas que apoiam”. Com as novas atualizações, a Framework criou uma versão para empresas que inclui uma garantia de três anos e o Windows 11 Pro pré-instalado e suporte Autopilot por defeito. Para os consumidores em geral, a oferta inclui modelos pré-configurados.

As pré-encomendas já estão disponíveis para algumas regiões, com a chegada dos equipamentos prevista para agosto. A marca alerta que os envios para Portugal ainda não estão disponíveis, mas avança que se pode encomendar na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia ou Espanha, com custos de envios adicionais. O Laptop 13 tem um preço base de 1.279 euros (a partir de Espanha).