A Compaq anunciou, através de comunicado, ter efectuado a demonstração de uma "Rede de Armazenamento Global", uma SAN (Storage Area Network) multi-fabricante que liga três continentes, Oceânia (Austrália), América e Europa através da combinação de tecnologias de fibras e IP (Internet Protocol).



Para a concretização do projecto, a Compaq contou com a colaboração da CNT, uma empresa especializada no armazenamento em rede, que forneceu know-how e disponibilizou o router UltraNet Edge Storage, que permitiu a ligação das SANs nos três continentes.



Na opinião da CNT, a acção, realizada durante a inauguração do novo Centro de Armazenamento Empresarial da Compaq, na Holanda, demonstrou como se pode efectuar a gestão de dados a nível mundial numa rede unificada, proporcionando também uma antevisão da forma como as empresas podem utilizar as suas infraestruturas para obter vantagens competitivas no futuro.



A CNT refere como vantagens de uma rede de gestão de dados unificada a melhoria significativa nas operações relacionadas com as Tecnologias da Informação (TIs) e na gestão de dados em empresas internacionais. Segundo a empresa, a gestão de dados a nível mundial, através de uma rede unificada permite aos clientes tirar o máximo proveito gerindo e acedendo às suas informações em qualquer lugar e a qualquer momento



Com a demonstração da SAN global, a Compaq pretende ainda reforçar a sua estratégia Enterprise Storage Area Network Architecture 2 (ENSA-2), recentemente lançada, que visualiza um mundo de redes de armazenamento baseadas em IP, em ambientes heterogéneos.



Com a ENSA, a Compaq pretende disponibilizar um padrão alternativo aos sistemas proprietários de armazenamento. Por outro lado, esta arquitectura da Compaq permite ao cliente o desenvolvimento e alteração da sua infraestrutura de armazenamento, de acordo com as suas necessidades.



Segundo um estudo da Gartner Dataquest sobre a procura de componentes de fibra óptica para SANs no ano 2000, citado no comunicado, a Compaq foi responsável pela instalação de 26 por cento dos 633 mil switches no ano passado. A pesquisa revelou que as receitas das vendas destes componentes cresceram 157 por cento em 2000, apontando para uma liderança com uma quota de 49 por cento da Compaq no mercado de armazenamento associado às SANs.



Notícias Relacionadas:

2001-07-18 - Analistas aconselham as empresas a automatizarem o armazenamento de informação